O desejo de qualquer pai/mãe é que o seu bebé adormeça facilmente e durma a noite inteira.
Estabelecer uma boa rotina para o sono, manter o bebé ativo durante o dia, criar um espaço confortável e seguro para o bebé dormir são alguns passos que levam a crer que o bebé vai conseguir dormir tranquilamente à noite. Mas nem sempre é isso que acontece.
Há muitos anos que vários especialistas no sono do bebé definem teorias e estratégias para ajudar os pais a adormecerem os seus bebés.
Cabe aos pais analisar todas as opções e escolher aquela que melhor se encaixa na personalidade do bebé, nas expectativas e forma de ser dos próprios pais e, em última instância, para toda a família.
Principais abordagens para ajudar o bebé a dormir:
- Método cama partilhada
- Método sem chorar
- Método pegar e deitar
- Método retirada gradual
- Método regresso rápido
- Método choro controlado
- Método chorar até cansar
- Método elogio e recompensa
Entre as 6 e as 8 semanas de vida, o bebé começa a distinguir o dia da noite. Esta perceção é muito importante para que o bebé interiorize que o dia é para atividades e a noite para dormir.
A rotina do sono ajuda o bebé a preparar-se para dormir e a antecipar a hora de repouso e, por isso, deve repetir-se todos os dias, à mesma hora e com a mesma sequência. Esta rotina permite ao bebé adquirir bons hábitos de sono desde pequenino.
No entanto, as dificuldades do sono dos bebés são um dos tópicos que mais questões levantam aos pais porque há bebés que não dormem bem à noite. Acordam frequentemente, têm dificuldade em voltar a adormecer sozinhos, choram e ficam irrequietos. Nestes casos, pode decidir-se por escolher um método de treino do sono para ajudar o seu bebé (e você!) a ter noites mais tranquilas.
Método cama partilhada
Nos primeiros meses de vida, a mãe tem papel muito significativo para o bebé. É nela que encontra conforto, refúgio e consolo. Dormir na cama dos pais pode ajudar a diminuir a ansiedade do bebé e a sincronizar os ciclos de sono do bebé com os da mãe.
Na presença da mãe também será mais fácil sentir-se seguro e voltar a adormecer caso acorde durante a noite. Partilhar a cama também facilita a amamentação e o sono da mãe já que não precisa de se levantar para dar de mamar.
Método sem chorar
O método sem chorar centra-se na necessidade primária de o bebé se sentir seguro. A proximidade física e o consolo imediato permitem que o bebé se acalme e adormeça mais facilmente. Esta técnica consiste em alimentar o bebé e deitá-lo no berço quando estiver quase a adormecer. O ideal será não deixar o bebé adormecer enquanto mama mas enquanto ainda está acordado mas sonolento.
Se o bebé acordar, pegue nele ao colo e conforte-o, voltando o coloca-lo no berço quando acalmar. Embale e mime o bebé até ele voltar a ficar sonolento, sempre que acordar. O objetivo desta técnica é ensinar o bebé a adormecer sem chorar. Este método pode ser facilitado se o bebé partilhar a cama com os pais devido à proximidade física, que transmite segurança ao bebé, e por a mãe não ter que se levantar para consolar o bebé.
Método pegar e deitar
O objetivo desta técnica é transmitir segurança ao bebé, demonstrando-lhe que os pais estão sempre por perto. Quando o bebé acordar, diga uma frase tipo “bebé, ó-ó” e dê-lhe umas palmadinhas suaves na barriga ou no braço.
Se o bebé não se acalmar, dê-lhe colo e, quando estiver sereno, volte a deitá-lo no berço. Volte a repetir a mesma frase e a palmadinha. Afaste-se do raio de visão do bebé. Repita estes gestos até o bebé adormecer.
Método retirada gradual
Este método é usado nos bebés carentes, que exigem a presença física dos pais para conseguirem adormecer. O objetivo é, gradualmente, ensinar o bebé a adormecer sozinho, com segurança.
Bebés habituados a adormecer ao colo ou na cama dos pais podem desenvolver um sentimento de abandono e insegurança quando não sentem a presença física dos pais.
Escolha uma frase como “dorme, dorme, meu bebé” e sente-se ao lado do berço, repetindo-a até o bebé adormecer. Também pode dar palmadinhas na barriga do bebé ou na roupa da cama para que sinta a sua presença. Depois de adormecer, aguarde 5 minutos antes de sair do quarto. Gradualmente, ao longo dos dias, vá afastando a cadeira do berço até não ficar no quarto.
Método regresso rápido
Quando a criança é maior e já nada, pode sair da cama a meio da noite e procurar a companhia dos pais. Neste caso, pegue-lhe na mão e leve-a logo para a sua caminha. Dê as boas noites, sem contacto visual, e saia do quarto. Mantenha-se calma. Não recrimine a criança, limite-se a levá-la para a cama.
Se o seu filho chorar, vá ao quarto e conforte-o, mantendo-o deitado na sua caminha. Com o tempo, a criança percebe que não consegue obter o resultado desejado e deixa de repetir o comportamento.
Método choro controlado
Depois da rotina do sono, deite o bebé no berço. Se chorar, despeça-se dele, sem lhe pegar ao colo ou fazer festinhas e saia do quarto. Deixe-o chorar entre dois a cinco minutos, não mais. Volte ao quarto e conforte-o apenas dizendo uma frase de apoio e saia.
Se o bebé continuar a chorar, aumente o tempo de espera (cerca de 1 minuto) e volte ao quarto repetindo a mesma frase. Saia. Repita esta técnica enquanto o bebé chorar e não adormecer.
Método chorar até cansar
Este método exige muita coragem dos pais e não é fácil de conseguir levar até ao fim. Ouvir o bebé a chorar desesperadamente e durante muito tempo é uma experiência violenta que deixa muitos pais angustiados e stressados.
Faça a rotina do sono, deite o bebé, despeça-se e saia do quarto. Se o bebé chorar depois de sair, ignore o choro. Use um intercomunicador para ver se o bebé está aflito. O choro excessivo pode levar ao vómito ou a sufocação do bebé.
Esta técnica é tudo menos consensual. Para muitos especialistas deixar o bebé a chorar sem ser consolado, pode causar alterações negativas ao cérebro ainda imaturo e em desenvolvimento. Este método não deve ser aplicado antes dos 7 meses de idade, altura em que o bebé já confia nos pais e percebe que eles não o abandonaram.
Método elogio e recompensa
Esta técnica baseia-se na celebração dos aspetos positivos do comportamento da criança em vez de atuar sobre os negativos. Pode resultar em crianças de colo ou em idade pré-escolar.
Defina pequenos objetivos: se o seu filho estiver acordado mas não se levantar recebe uma certa recompensa, se ficar na cama a noite inteira, outra. Também pode três hipóteses antes de entregar a recompensa.
Elogiem a criança sempre que ela conseguir cumprir algum dos objetivos e compense-a no final da semana. As recompensas podem ser coisas muito simples como um autocolante e a maior, um brinquedo que o seu filho queira mesmo muito. Assim, sente-se motivado para se esforçar todos os dias.