A maioria das mulheres só começa a sentir os primeiros sintomas da gravidez quando o óvulo fertilizado se implanta no útero, alguns dias após a fertilização.
Outras, não se apercebem que estão grávidas até o dia em que a menstruação devia aparecer e não vem. A falta das regras é um dos principais sinais de gravidez. A partir desse momento, pode realizar um teste de gravidez para confirmar se é apenas um atraso ou se está à espera de bebé.
Se os seus ciclos menstruais são irregulares, poderá ter necessidade de fazer o teste mais do que uma vez para confirmar as suas dúvidas.
Os vulgares teste de gravidez, que se podem comprar na farmácia, baseiam-se na leitura do nível da hormona beta-hCG (hormona de gonadatrofina coriónica humana), produzida pela placenta após a implantação do óvulo fecundado (agora designado blastocisto) na parede uterina e que se manifesta na composição da urina.
Primeiros dias de gravidez
Gravidez e ciclo menstrual
Num ciclo menstrual de 28 dias, o óvulo maduro é libertado 14 dias antes da próxima menstruação. Durante as primeiras duas semanas do ciclo, o seu corpo prepara-se para a possibilidade de o óvulo libertado ser fecundado e assim dar início a uma nova vida.
Caso tal não aconteça, o revestimento uterino desprende-se e, em conjunto com o óvulo, é expelido na próxima menstruação, dando-se início a um novo ciclo menstrual. Este ciclo mantém-se durante toda a vida fértil da mulher.
Apesar de nas duas primeiras semanas do ciclo não estar grávida, porque a fertilização só ocorre a meio do ciclo, a contagem das semanas da gravidez inicia-se no primeiro dia do último período menstrual porque é muito difícil definir com precisão o dia em que o espermatozoide fertiliza o óvulo.
Primeiros sintomas de gravidez
1. Ausência da menstruação
O atraso menstrual é, na maioria das vezes, o primeiro sinal da gravidez. Às vezes, uma mulher que está grávida pode ter algum sangramento por volta da data esperada para a menstruação.
Esta pequena perda de sangue, que pode ser confundida com uma ligeira perda menstrual, pode ocorrer no momento em que o óvulo fertilizado adere à parede do útero.
2. Aumento do peito e tensão mamária
Sentir o peito inchado, híper sensível ou dor também são sintomas comumente associados à gravidez. Há mulheres que descrevem uma sensação de peso ou plenitude nos seios muito cedo, logo após a 1ª ou a 2ª semana.
3. Náuseas e vómitos
Estes são sintomas muito comuns no início da gravidez. Apesar de ser tradicionalmente conhecida como “doença da manhã”, as náuseas/vómitos podem ocorrer a qualquer hora do dia.
É normal que sinta náuseas/vómitos logo a partir da 2ª semana. Estes incómodos podem prolongar-se durante todo o 1º trimestre ou cessar por volta da 8ª semana.
4. Fadiga e cansaço
A fadiga, cansaço e mesmo a sonolência, são vulgares no início da gravidez. A causa dessa fadiga não está totalmente determinada, mas acredita-se estar relacionada com o aumento dos níveis de progesterona.
5. Barriga inchada
Algumas mulheres sentem desconforto intestinal e leves cãibras abdominais durante as primeiras semanas da gravidez, semelhantes às cólicas que ocorrem antes ou durante o período menstrual.
6. Idas mais frequentes à casa de banho
Mal se dá a conceção pode sentir necessidade de urinar com frequência, especialmente à noite, e pode perder pequenas quantidades de urina ao tossir, espirrar ou quando ri. O aumento da vontade de urinar pode ter causas físicas e hormonais.
7. Manchas acastanhadas na pele
Em algumas mulheres podem aparecer umas pequenas manchas acastanhadas na pele (melasma ou cloasma). Estas manchas aparecem tipicamente na testa, na ponta do nariz, no lábio superior ou nas faces do rosto. Também podem aparecer nas axilas e nas pernas.
8. Ansiedade e sensibilidade aumentadas
A mudança brusca de humor, o balanço entre estados de euforia e de melancolia e a ansiedade são sintomas comuns logo no início da gravidez.
Muitas mulheres sentem-se mais sensíveis e emocionais mesmo com questões que não as afetavam de forma tão profunda e direta antes de estarem grávidas.