Na primeira consulta da gravidez, o seu médico irá calcular a idade gestacional e, com base neste cálculo, a data provável do parto (DPP). Mais tarde, este cálculo poderá ser ajustado de acordo com o desenvolvimento do bebé. O seu médico irá sempre referir-se à idade da sua gestação em semanas e não em meses. Saiba porquê e como contar as semanas da gravidez.
Como contar as semanas da gravidez?
Antes de falarmos sobre como contar as semanas da gravidez, vamos perceber porque é tão importante o cálculo da idade gestacional para o acompanhamento da saúde da gravidez e porque se convencionou um ciclo de 28 dias para fazer esse mesmo cálculo.
Idade gestacional e acompanhamento do desenvolvimento do bebé na gravidez
A observação in utero (através de ecografias) e registos médicos permitiram que, ao longo das últimas décadas, fossem estabelecidos marcos do desenvolvimento embrionário (até às 8 semanas da gestação) e fetal (das 9 semanas ao fim da gravidez). Estes marcos, ajudam a acompanhar a gravidez e a avaliar se o bebé se está a desenvolver de acordo com a média dos bebés com igual idade gestacional.
Um desvio em relação à média (comprimento dos ossos, estruturas do corpo que não estão presentes em determinada semana, entre outras), é um sinal de alerta e estabelece a necessidade de investigação para diagnóstico.
Os exames que irá realizar durante a gravidez, nomeadamente as ecografias ou a medida da altura do útero, servem para fazer este acompanhamento (saiba mais sobre a importância da datação da idade da gravidez neste artigo).
Regra universal para a datação da idade gestacional
Cada mulher é única e, como tal, a duração o ciclo menstrual é muito variável (podem durar de 23 a 35 dias). Tendo isto em conta, foi necessário criar uma regra universal para datar a gravidez. Convencionou-se, então, considerar um ciclo menstrual de 28 dias para efeitos do cálculo da idade gestacional.
Por outro lado, como é extremamente improvável determinar o exato momento, ou mesmo o dia, em que o espermatozoide fecunda o óvulo, foi estabelecido marcar o início da gravidez no primeiro dia do último período menstrual. Assim sendo, é a partir desta data que começa a contar as semanas da gravidez.
Primeiro dia do último período menstrual = primeiro dia da gravidez.
Como contar as semanas da gravidez?
Considerando, então, um ciclo de 28 dias, e uma vez que a ovulação ocorre a meio do ciclo (no dia 14, portanto), a gravidez dura, em média, 268 dias desde o momento da conceção ou 280 dias desde o primeiro dia da última menstruação.
Apesar do dia um da gravidez corresponder à data do primeiro dia da sua última menstruação, durante as duas primeiras semanas, não está realmente grávida. Porquê?
Porque a ovulação (libertação do óvulo maduro para a trompa de Falópio) ocorre a meio do ciclo menstrual (dia 14 num ciclo de 28 dias) e a fecundação do óvulo por um espermatozoide só pode acontecer após a libertação do óvulo. Ou seja, quando se dá fecundação, já passaram as duas primeiras semanas do ciclo.
Idade gestacional e idade fetal são a mesma coisa?
Esta forma de calcular a idade da gravidez traz outra curiosidade que a pode deixar confusa. Como só fica grávida a meio do ciclo, o seu bebé é duas semanas mais jovem em relação à idade da gravidez. Exemplificando:
O primeiro dia da sua última menstruação foi dia 1 de abril e este é o dia “um” da sua gravidez. No entanto, como a ovulação só ocorre a meio do ciclo, engravidou dia 14 de abril. Assim, a contagem das semanas da gravidez inicia-se no dia 1 mas só ficou efetivamente grávida no dia 14. Este é o desfasamento temporal que justifica a diferença entre a idade gestacional e a idade fetal.
Como e quando é realizado o acerto da idade gestacional?
Ao longo da gravidez, e de acordo com a evolução da gestação e do desenvolvimento do bebé, o médico poderá estimar com maior rigor a data provável para o parto (DPP).
Por norma, o tempo de gravidez é confirmado na primeira ecografia (realizada por volta da 12ª semana). A datação ecográfica da gestação pode, porém, ser feita entre a 8ª e a 13ª semana. Neste exame, é possível observar o nível de desenvolvimento do bebé e confirmar a idade da gravidez.
Idade gestacional e data prevista para o parto
Por norma, a data prevista para o parto é aquela onde se completa as 40 semanas da gestação sendo que o nascimento pode ocorrer duas semanas antes ou até duas semanas depois da data prevista. Como os ciclos menstruais variam de mulher para mulher, o termo da gravidez pode oscilar entre as 37 e as 42 semanas.
O grau de prematuridade do bebé varia consoante as semanas da gravidez:
- Se nascer antes das 27 semanas é um muito grande prematuro;
- Se nascer antes das 28 e as 32 semanas é um grande prematuro;
- Se nascer entre as 34 e as 37 semanas é um prematuro tardio.
A gravidez pode prolongar-se até que semana?
A duração máxima da gravidez é de 41 semanas e 6 dias. Devido ao risco de aspiração de mecónio pelo bebé (matéria fecal produzida pelo bebé que, se entrar nos pulmões no parto, pode atacar o seu tecido pulmonar), o nível de líquido amniótico e o gradual envelhecimento da placenta, pode não ser aconselhado deixar a gravidez chegar às 42 semanas.
No final da gravidez, o intervalo entre as consultas pré-natais é menor para acompanhar o nível de bem estar fetal e a saúde da mãe podendo o médico optar por marcar uma data por volta das 41 semanas para indução do parto, caso não haja sinais de início do trabalho de parto entretanto.
ResumindoComo contar as semanas da gravidez?Considerando que os ciclos variam muito de mulher para mulher, convencionou-se considerar um ciclo menstrual de 28 dias e usar a data do primeiro dia do último período menstrual para calcular a idade gestacional. É com base nesta informação que o médico irá fazer o primeiro cálculo da idade da sua gravidez e começar a contar as semanas. |
Utilize a nossa calculadora da gravidez para calcular a idade da sua gravidez e descobrir a data provável para o parto.