Quanto tempo dura o parto normal?
A duração do parto normal varia muito de mulher para mulher não havendo, à partida, uma previsão do tempo necessário para o nascimento do bebé.
A duração do trabalho de parto também varia para as mulheres que vão ser mães pela primeira vez ou que já tiveram filhos. Por norma, são mais prolongadas num primeiro parto.
A 1ª fase do trabalho de parto
O trabalho de parto normal é dividido em três fases: a fase latente, o período expulsivo do bebé e a expulsão da placenta.
A 1ª fase do trabalho de parto (dilatação) pode demorar de 12 a 48 horas para o primeiro parto e 5 a 14 horas para mães que já tiveram filhos anteriormente.
A primeira fase é a mais prolongada e variável sendo constituída por 3 sub-fases:
- Fase latente: inicia-se com o aparecimento das contrações leves com um intervalo de 10 a 15 minutos entre si e com a duração de 15 a 20 segundos. Nesta fase, atinge 4 cm de dilatação.
Já no hospital/maternidade, as contrações intensificam-se e, a seu pedido, poderá ser-lhe administrada a anestesia epidural para controlo da dor. Com 4 cm de dilatação, entra na fase ativa do trabalho de parto e poderá ser transferida para a sala de partos.
- Fase ativa: descida fetal contínua, com contrações com duração de 30 a 45 segundos em intervalos de 5 minutos. Atinge 4 a 7 cm de dilatação.
- Fase de transição: contrações com duração de 60 a 90 segundos e grande vontade de fazer força. Atinge 8 a 10 cm de dilatação.
A 2ª fase do trabalho de parto
A 2ª fase (expulsão do bebé), pode exigir cerca de 60 minutos para o primeiro parto ou aproximadamente 30 minutos para mães que já tiveram filhos anteriormente.
Contudo, algumas mães podem precisar de 2 a 3 horas, tempo que varia de acordo com o ritmo de dilatação do colo do útero.
A 3ª fase do trabalho de parto
A terceira e última fase do parto consiste na expulsão ou dequitadura da placenta. Esta fase pode exigir entre 15 a 30 minutos.
O médico massaja o baixo ventre e pressiona-o para expulsar a placenta. Se foi necessário realizar uma episiotomia, o corte é suturado.