O que é a moleira ou fontanela do bebé
Todos os recém-nascidos têm, no alto da cabeça, dois espaços abertos macios e membranosos: a fontanela anterior e a posterior, também conhecidas como “moleirinhas“.
Quando o bebé nasce, as fontanelas são moles e estão separadas o que permite que se comprimam umas contra as outras durante o trabalho de parto, alongando a cabeça do bebé.
A pressão exercida na cabeça do bebé durante o parto para atravessar o canal em direção ao exterior, pode deixar a cabeça com pequenas deformações. Contudo, 7 a 10 dias após o parto, a sua forma volta ao normal.
Onde se situa a moleira ou fontanela
As fontanelas têm a forma de um losango ligeiramente deprimido onde convergem as suturas cranianas (pequenas linhas de separação entre os ossos da cabeça).
A fontanela anterior ou “moleirinha“, possui um tamanho variável e localiza-se na linha média, por cima da testa do bebé.
É frequente vê-la pulsar em simultâneo com os batimentos cardíacos, o que impressiona bastante os pais.
A fontanela posterior, é muito pequena e quase impercetível.
Para que serve a moleira ou fontanela do bebé
As principais funções da moleira são:
-
- Facilitar a passagem do bebé durante o parto;
- Permitir, em conjunto com as suturas cranianas, o crescimento adequado do cérebro já que a flexibilidade da caixa craniana, permite o desenvolvimento do cérebro à medida que a criança cresce. Se os ossos estivessem colados ao nascer, o cérebro não tinha espaço para crescer (situação conhecida como craniossinostose).
Bibliografia: BRASIL. Ministério da Saúde. Acompanhamento do crescimento e desenvolvimento infantil. Brasília: Ministério da Saúde; 2002. (Série Cadernos de Atenção Básica; 11 – Série A Normas e Manuais Técnicos); 1333 Perguntas Para Fazer ao Seu Pediatra, Mário Cordeiro, A Esfera dos Livros; O livro dos pais de recém-nascidos – Instruções, informações e conselhos para depois da maternidade, Jorge Azevedo Coutinho, edição Principia, 1ª edição, novembro 2014.