Ao contrário do que se possa pensar, a enxaqueca não é uma condição que afeta apenas os adultos.
Algumas crianças queixam-se de enxaqueca, principalmente, quando há história familiar. Quando isso acontece, e há queixas frequentes de dor por parte da criança, o pediatra deve ser informado para que possa fazer um correto diagnóstico e tratamento do problema.
Enxaqueca em crianças: causas
As principais causas da enxaqueca estão ligadas à hereditariedade. Nas crianças mais crescidas, especialmente, nas meninas, os episódios de enxaqueca podem estar relacionados com a produção de estrogénio.
A menstruação pode agravar os sintomas de enxaqueca devido às alterações hormonais que ocorrem durante este período. No início do ciclo menstrual, pode haver a libertação de serotonina que provoca a dilatação dos vasos sanguíneos da cabeça o que pode aumentar a dor numa pessoa com predisposição para enxaquecas.
A grande maioria das pessoas que sofrem de enxaquecas podem começar a sentir os primeiros sintomas por volta dos cinco anos. O consumo de certos alimentos, como chocolate, enchidos ou frutas cítricas, e determinados estados emocionais (stress, irritação, medo, ansiedade, raiva, tensão emocional, frustação, etc.) podem desencadear ou potenciar os sintomas.
A exposição solar, que aumenta a dilatação dos vasos sanguíneos da cabeça, também podem desencadear dor e enxaqueca.