O ovo fecundado precisa, em média, de 266 dias (38 semanas) para atingir o seu completo desenvolvimento. Assim, alguns fetos precisam de 280 (40 semanas) para se desenvolver enquanto outros apenas de 240 dias (34 semanas e três dias). Apenas 4% dos bebés nascem na data prevista. Os restantes nascem algumas semanas antes ou depois.
Quantas semanas dura a gravidez?
A sua gravidez será sempre datada em semanas e não em meses
Como é muito difícil determinar o exato momento, ou mesmo o dia, em que o espermatozoide fecunda o óvulo, o início da gravidez conta a partir do primeiro dia do último período menstrual.
Quantas semanas dura a gravidez?
A gravidez dura 268 dias desde o momento da conceção ou 280 dias (40 semanas) desde o primeiro dia da última menstruação.
Mas como os ciclos menstruais variam de mulher para mulher, o termo da gravidez também pode oscilar entre as 37 e as 42 semanas.
Embora se diga que um ciclo menstrual normal dura 28 dias, a verdade é que a duração de um ciclo menstrual varia de mulher para mulher e, por vezes, na mesma mulher é comum os ciclos não terem a mesma duração.
Considera-se que a duração normal varia entre 21 e 35 dias. Devido a esta irregularidade, convencionou-se, a nível internacional, considerar ciclos menstruais de 28 dias para calcular o tempo de gravidez.
Ao longo da gravidez, e de acordo com a evolução da gestação e do desenvolvimento do bebé, o médico poderá estimar com maior rigor a data provável para o parto (DPP).
Parto antes de termo, a termo e pós-termo
Parto antes de termo
O parto antes de termo, ou prematuro, é o que começa antes da 37ª semana. O prognóstico e as complicações que decorrem do nascimento prematuro são muito diferentes consoante se trate da classificação da prematuridade: [1]
- Muito grande prematuro (menos de 28 semanas)
- Grande prematuro (entre as 28 – 32 semanas)
- Prematuro moderado a tardio (entre as 32 – 37 semanas)
[1] Organização Mundial da Saúde (OMS). Nota descritiva de novembro de 2017
Gravidez a termo
A gravidez é considerada a termo a partir das 39 semanas de gestação. Com esta idade, o bebé pode nascer a qualquer momento.
Gravidez pós-termo
Considerar-se uma gravidez pós-termo quando a gestação continua para além da 42ª semana.
Em suma
- Gravidez a termo inicial: 37 semanas e 0 dias até 38 semanas e 6 dias (contadas a partir do primeiro dia do último ciclo menstrual).
- Gravidez a termo completo: 39 semanas e 0 dias até 40 semanas e 6 dias (contadas a partir do primeiro dia do último ciclo menstrual).
- Gravidez a termo tardio: 41 semanas e 0 dias até 41 semanas e 6 dias (contadas a partir do primeiro dia do último ciclo menstrual).
- Gravidez pós-termo: 42 semanas ou mais (contadas a partir do primeiro dia do último ciclo menstrual).
Utilize a nossa calculadora da gravidez para calcular a idade da sua gravidez e descobrir a data provável para o parto.