4 semanas de gravidez são 1 mês
Durante as primeiras 4 semanas da gravidez, o crescimento do bebé é mais rápido do que em qualquer outro momento da vida. O pequeno embrião atinge um tamanho 10 mil vezes maior que o zigoto (primeira célula embrionária).
Até ao final da 4ª semana, completa-se a chamada fase pré-embrionária. O seu corpo desenvolve as estruturas de apoio, proteção e alimentação do ovo (célula única que resulta da fusão dos núcleos do óvulo e do espermatozoide):
- Desenvolve a placenta, responsável pela troca de nutrientes e oxigénio com o bebé, e que produz a hormona hCG, impedindo uma nova ovulação e mantém a gravidez;
- Desenvolve a cavidade amniótica, cheia de líquido amniótico, onde o bebé permanecerá até ao nascimento;
- Desenvolve o saco vitelino primitivo, ou vesícula vitelina, que produz os glóbulos vermelhos e fornece nutrientes ao feto até que a placenta passe a fazê-lo sozinha;
- Produz o tampão mucoso, segregado pelas glândulas do colo uterino, que bloqueia o colo do útero até ao parto e cujo desprendimento é um sinal de que o parto está para breve;
- A produção de progesterona e estrogénio estimula a mucosa uterina, de modo a que o ovo receba os nutrientes e o oxigénio necessários.
Os sintomas associados à fase inicial da gravidez são muito parecidos com os da síndrome pré-menstrual: sentido olfativo muito apurado, fome, fadiga, tonturas e pressão arterial baixa.
Pode notar uma pequena perda de sangue antes da data do período, resultado da implantação do ovo no útero.
Mais pequeno que um grão de arroz e com o aspeto de uma framboesa, o ovo está na etapa da nidação, durante a qual se aloja, “cavando” um ninho cada vez mais profundamente, nas paredes do útero de modo a receber nutrientes e oxigénio através dos vasos sanguíneos.
Este processo dura alguns dias e depende da produção da hormona hCG (Gonadotrofina Coriónica Humana), substância detetada nos no sangue e urina nos testes de gravidez.
Por vezes, o ovo fixa-se fora do útero (na maior parte dos casos, numa Trompa de Falópio), dando origem a uma gravidez ectópica ou extrauterina. Esta situação é muito grave para a saúde da mãe e implica pôr fim à gravidez.
Aparecem os esboços dos principais órgãos do embrião, a primeira fase do sistema nervoso está desenvolvida, o sangue circula através de uma fina teia de veias e artérias e o minúsculo coração em desenvolvimento bate 65 vezes por minuto.
Quando está grávida, o seu bebé muda todos os dias e o seu corpo adapta-se a e reage a essa mudança para acomodar e nutrir e o bebé em desenvolvimento. Cada bebé tem o seu próprio ritmo de crescimento, mesmo dentro do útero. As fases do desenvolvimento apresentadas correspondem a observações gerais, podendo ocorrer em períodos anteriores ou posteriores aos aqui indicados.
Tudo sobre as 4 semanas de gravidez
O seu bebé
O seu corpo
Gravidez semana a semana
Gravidez Lunar
Gravidez por trimestre
- Consultas e exames do 1º trimestre da gravidez
- 10 Sintomas da gravidez que vai adorar
- O que não lhe disseram sobre o pós-parto
- Principais sintomas e sinais da gravidez
- 6 Coisas que os bebés aprendem na barriga da mãe
- Principais riscos da alimentação na gravidez
- 10 Coisas que nunca lhe disseram antes de ser mãe
- Sinais de alarme na gravidez
- As emoções dos pais na gravidez
- Lua de leite: os primeiros tempos com o bebé