Segurança bebé de 9 a 12 meses
Agora que o seu bebé já se desloca com relativa facilidade, o risco de acidentes aumenta. Há coisas que julgamos que ele não é capaz de fazer mas que faz com grande facilidade, como puxar uma toalha de mesa ainda alcançar objetos perigosos em cima de uma bancada.
Como manter o ambiente seguro e evitar acidentes
Móveis e tomadas
Proteja os cantos dos móveis e fixe bem objectos grandes ou pesados, como estantes ou a televisão, para que não possam tombar sobre a criança caso ela tente alcançá-los ou usá-los como apoio para se pôr de pé.
Pode ser aconselhável colocar cancelas à entrada das divisões ou o fio do ferro eléctrico, ou mais “perigosas” da casa, como a cozinha…
Cozinha
E por falar em cozinha, atenção ao fogão: o bebé pode queimar-se gravemente na porta do forno ou pode puxar as pegas dos tachos e frigideiras se estas ficarem voltadas para fora, podendo queimar-se com alimentos e líquidos muito quentes.
Nunca cozinhe com o bebé ao colo. Antes de começar, entregue-o a outro adulto ou deixe-o em segurança ao alcance da sua voz ou visão.
Nunca cubra lâmpadas, candeeiros ou aquecedores com panos, pois podem incendiar-se. Prefira candeeiros fixos, aplicados na parede ou no tecto.
Intoxicações
Para evitar intoxicações, sempre que comprar produtos tóxicos ou corrosivos, escolha aqueles que possuem tampa de segurança.
Não guarde em casa produtos desnecessários. Mantenha sempre os medicamentos e os produtos químicos e de limpeza em segurança, bem rotulados e bem fechados, fora do alcance e do olhar das crianças.
Não arrume os produtos tóxicos junto de produtos alimentares e nunca mude os produtos de umas embalagens para as outras nem os deite em garrafas de bebidas. Seja ainda mais prudente com os produtos corrosivos ou hiperconcentrados.
Se uma criança os ingerir, não provoque o vómito. Em caso de intoxicação ou dúvida, ligue de imediato para o Centro de Informação Anti-venenos, 213 303 271, para saber o que fazer em cada situação.
Engasgamento
Ao fazer a introdução das refeições da família, não dê alimentos duros e lisos, como amendoins e outros frutos secos, castanhas, tremoços ou frutos com caroço como as cerejas, pois podem engasgar e sufocar. Deverá ter este cuidado até a criança ter 4 ou 5 anos.
Evite o forno de micro-ondas: os alimentos ficam mais quentes do que os recipientes e podem provocar queimaduras na boca. Se o fizer, mude de prato, mexa muito bem e só então verifique a temperatura.
Banheira e piscina
Não deixe banheiras, alguidares ou baldes cheios com água. Para as suas férias, prefira casas sem piscina ou com piscina vedada. Lembre-se que basta meio palmo de água para uma criança se afogar.
Viagem de automóvel
No automóvel, é possível que, antes de ter um ano, o bebé já não caiba bem na cadeira de recém-nascido.
No entanto, deverá continuar a viajar voltado para trás até o mais tarde possível e pelo menos, até aos 18 meses. Se tiver que mudar de cadeira, informe-se com antecedência para fazer uma boa escolha. Pode consultar a APSI.
Fonte: Edição especial para o Alto Comissariado da Saúde – APSI – Associação para a Promoção da Segurança Infantil