Numa gravidez sem ocorrências, acompanhada durante o período pré-natal e onde os exames não demonstram complicações para a saúde materna ou do bebé, o parto normal é, por norma, a primeira opção para o nascimento do bebé.
Muitas mulheres, especialmente as que vão ser mães pela primeira vez, têm medo da dor, do tempo que vão estar em trabalho de parto e as consequências que isso pode ter para a saúde e bem-estar do seu bebé.
Controlar a dor das contrações no parto
Contudo, a evolução dos cuidados pré-natais e a informação a que os pais têm acesso durante a gravidez sobre o parto, como o curso de preparação para o parto, deixa as mães mais seguras e informadas sobre o que vai acontecer e o que podem fazer em cada fase do trabalho de parto para ajudar o seu bebé a nascer.
Vantagens para a mãe
Uma das principais vantagens do parto normal para a mãe é o menor tempo de internamento e recuperação pós-parto mais rápida.
O internamento é normalmente de 2 dias para o parto vaginal e de 3 dias no caso de cesariana.
Se o bebé nascer através de parto por cesariana, precisa de tempo para recuperar do corte abdominal. A sutura da pele normalmente cicatriza ao fim de uma semana (deverá marcar a data para remoção de pontos/agrafos da sutura no momento da alta hospitalar) e a incisão uterina mais ou menos 6 semanas.
Outras vantagens do parto normal para a mulher são:
- O risco de infeção é menor uma vez que a cesariana não deixa de ser uma cirurgia;
- O risco de complicações devido à anestesia é menor;
- Consegue movimentar-se poucas horas após o parto o que aumenta a sua autonomia e capacidade para cuidar do bebé. Estar ativa traz outros benefícios:
- Diminui o risco de fenómenos tromboembólicos;
- Melhora o funcionamento intestinal;
- Acelera a recuperação física;
- Aumenta os seus níveis de bem-estar.
- Favorece a subida e a produção do leite materno, fundamental para a constituição de um forte sistema imunitário no bebé. A subida do leite é provocada primeiro pela contração do útero e com uma cesariana este processo torna-se “tardio” porque se salta algumas etapas. Numa cesariana será o bebé a provocar a subida do leite;
- Estimula o aumento da produção materna de ocitocina, a “hormona do amor”, que promove o vínculo afetivo com o bebé;
- Nas primeiras 4 horas a seguir ao parto, os sinais vitais maternos regularizam e os músculos uterinos começam a contrair-se. Assim, o útero volta ao tamanho normal mais rapidamente (involução uterina).
Vantagens para o bebé
Mais defesas naturais
Ao passar pela vagina, o bebé recebe as primeiras defesas através das bactérias maternas. Os bebés que nascem por via vaginal e que são amamentados no primeiro ano de vida apresentam uma flora intestinal mais rica em boas bactérias. Uma boa flora intestinal ajuda a diminuir as cólicas no bebé e previne diarreias.
Promove a amamentação
Nos “Dez passos para o sucesso no aleitamento materno” definida pela Iniciativa Hospital Amigo da Criança, da OMS/ UNICEF (1991), que orienta para: “Ajudar as mães a iniciar o aleitamento materno na primeira meia hora após o nascimento, ou seja, colocar os bebés em contacto pele-a-pele com as suas mães imediatamente após o parto durante, pelo menos, uma hora e encorajar as mães a reconhecerem quando os seus bebés revelam sinais que quererem mamar, oferecendo ajuda, quando necessário”.
Promove o contacto pele-a-pele entre a mãe e o bebé
Logo após o nascimento, o bebé é colocado, despido ou só com fralda, sobre o peito materno. O toque, odor e temperatura proporcionados pelo contacto pele-a-pele, de forma contínua e prolongada, é um poderoso estimulante dos sentidos recomendando-se a realização mínima de intervenções durante este período.
O bebé fica mais tranquilo
Como o recém-nascido reconhece o odor materno, o contacto pele-a-pele acalma-o, chora menos e o stress provocado pelo trabalho de parto é atenuado.
Contacto pele a pele: o melhor início de vida possível
O parto normal é um processo natural que se desencadeia sem intervenção externa e, por isso, não pode ser marcado o dia em que o bebé vai nascer.
Contudo, o cálculo da data prevista para o parto, a análise da evolução do bebé ao longo da gravidez e o conhecimento dos sinais do parto, permite antecipar com alguma segurança a semana em que o bebé vai nascer.
Assim, pode preparar-se com tempo para o nascimento do seu bebé e viver em pleno esse momento único, cheio de emoção e tão especial.