As crianças mais pequenas estão sujeitas a inúmeros acidentes domésticos. Cabe ao adulto cuidar do ambiente onde o bebé se movimenta, torná-lo seguro e adaptado às necessidades e capacidades de exploração da criança.
6 Acidentes graves com crianças pequenas
1. Acidentes de automóvel
Os acidentes de automóvel podem ter consequências devastadoras e sem retorno. Não obstante, duas em cada três crianças viajam sem que os pais/cuidadores cumpram as normas de segurança.
O uso da cadeira mais adequada ao peso e idade da criança, a colocação correta do cinto de segurança e uma condução segura são alguns dos cuidados essenciais a observar quando se viaja de carro com crianças, independentemente da idade.
Até aos 4 anos, a criança deve viajar de costas para o trânsito. Se uma cadeira estiver envolvida num acidente deve ser substituída.
Por outro lado, as crianças nunca devem ficar no carro sozinhas. Nem que seja por breves instantes. Dá trabalho tirar e voltar a colocar a criança na cadeira, mas paciência.
2. Afogamento
Os bebés mais pequenos podem afogar-se num palmo de água. Basta um descuido para que o bebé se afogue na banheira. Por isso, nunca o deve deixar sozinho no banho, nem que seja para pegar numa toalha que está no armário atrás de si.
Antes de despir o bebé, prepare tudo o que vai precisar (toalha, produtos de higiene, fralda, roupa, etc.) e coloque no sítio onde o vai vestir. Assim fica com tudo à mão e não tem que se deslocar.
Outra regra de segurança essencial é a proteção das piscinas domésticas. Estas devem ser completamente vedadas ao acesso a crianças e estas só a devem usar sob supervisão atenta do adulto.
3. Quedas
As quedas mais graves acontecem no momento da muda da fralda, quando o bebé fica sozinho em cima da cama, mesa ou muda de fraldas e se vira em segundos ou quando é colocado em cima de uma mesa numa cadeirinha e esta cai.
- Não deixe o bebé sozinho enquanto muda a fralda. Antes de despir o bebé, tenha tudo pronto ao seu lado para que não tenha que se deslocar e deixá-lo sozinho;
- Nunca coloque a cadeira do bebé em cima do sofá ou de uma mesa mas no chão;
- Não coloque sacos nas costas do carrinho para evitar que este se vire com o peso excessivo.
4. Queimaduras
As queimaduras mais graves nos bebé pequenos devem-se, sobretudo, à elevada temperatura do leite do biberão.
Algumas medidas de segurança a ter em atenção:
- Confirme sempre a temperatura da água do banho com o cotovelo ou com o termómetro antes de colocar o bebé na água;
- Comece por colocar água fria e vá temperando a água até atingir a temperatura ideal;
- Se aquecer o biberão no micro-ondas agite-o bem e comprove a temperatura do leite antes de o dar ao bebé;
- Não pegue em bebidas ou alimentos quentes enquanto pega no bebé ao colo.
5. Asfixia
As crianças pequenas podem facilmente ficar asfixiadas com peças pequenas que se soltam dos brinquedos ou objetos pequenos. Na hora de dormir, também é necessário ter muita atenção à roupa do bebé e da cama.
Não use roupa com botões, fitas ou outros acessórios que se possam soltar ou que o bebé possa meter na boca e engolir. Prefira roupa com molas e não deixe brinquedos no berço/cama nem cobertores, mantas ou almofadas. O mais seguro é usar um saco para dormir.
Como fazer uma cama segura:
- O lençol de baixo ajustado ao tamanho do colchão e manter-se bem preso debaixo do colchão;
- O lençol de cima colocado ao nível do tronco do bebé de modo a manter a cabeça destapada mesmo quando se movimenta (os pés do bebé devem tocar o fundo da cama evitando que “desça” e cubra a cabeça asfixiando com a roupa da cama);
- Usar um cobertor/manta leve, sem fibras, laços ou adereços que se possam soltar, engolir e asfixiar o bebé;
- Não usar almofadas, cobertores, edredões pesados ou mantas com pêlo ou acolchoados;
- Não colocar brinquedos, bonecos e os “amigos” de peluche na cama do bebé.
6. Estangulamento
Brinquedos, fios e fitas da roupa, cordas soltas, fita da chupeta são objetos potencialmente perigosos para os bebés mais pequenos. O bebé nunca deve dormir com a chupeta presa à fita.
O colchão do berço/cama deve estar perfeitamente ajustado ao tamanho da cama para evitar que o bebé fique preso.
Um cabelo, um fio solto de uma meia ou a própria meia do bebé pode causar um estrangulamento do dedo do pé e produzir cortes ou mesmo gangrena.
O bebé não deve usar fios, pulseiras ou anéis. No caso das meninas, atenção ao brincos se furar as orelhas à sua filha ainda bebé. Os brincos devem ser escolhidos de acordo com a idade da criança.
Não podem ser grandes, pontiagudos ou com detalhes que se possam prender na roupa da criança, cobertores, toalhas ou mantas. As argolas não são recomendadas. Se os brincos ficarem presos e se o brinco for puxado pode rasgar a orelha.