Nas primeiras semanas da gravidez, o seu corpo prepara e desenvolve todas as estruturas necessárias para manter a gestação e proteger o bebé.
O tampão mucoso é uma substância que sela o útero e que, na maioria dos casos, cai antes do início do trabalho de parto.
Nem todas as mulheres se apercebem da sua perda. Pode cair quando vai à casa de banho e passar desapercebido.
Tampão mucoso: como saber se o está a perder
Quando se forma o tampão mucoso?
O tampão mucoso ou rolhão mucoso, forma-se por volta da 4ª semana da gravidez, devido à ação das glândulas da cérvix que segregam uma substância gelatinosa, rosada ou acastanhada.
Qual a função do tampão mucoso?
O tampão mucoso forma-se com o objetivo de selar o colo do útero, impedindo que as bactérias atinjam o útero e o bebé em desenvolvimento.
Quando sai o tampão mucoso?
A expulsão do tampão mucoso é um sinal de que o trabalho de parto está para breve. A mulher pode notar um corrimento esbranquiçado, rosado, vermelho ou acastanhado e espesso, com consistência semelhante à clara de ovo.
Durante as últimas semanas da gestação, o corpo prepara-se do nascimento do seu bebé: as contrações uterinas intensificam-se, o colo do útero começa a ficar mais fino e dilatado e o tampão mucoso acaba por se desagregar e ser expulso naturalmente pela vagina.
O tampão mucoso pode sair quando se limpa depois de ir à casa de banho, cair nas cuecas ou no penso diário.
A saída do tampão mucoso pode ser acompanhada de sangramento ligeiro. Se for persistente, deve ir ao hospital/maternidade para observação. O sangramento pode ser um sintoma de complicações como placenta prévia ou descolamento da placenta.
O que fazer após a saída do tampão mucoso
Com a saída do tampão mucoso é recomendado que esteja atenta a outros sinais do início do trabalho de parto como contrações frequentes e regulares ou a rutura das membranas (ou bolsa de águas).
Nem todas as grávidas se apercebem da perda do tampão mucoso. Como a sua expulsão pode ocorrer dias ou horas antes do parto, a sua perda não significa que se deva ir de imediato para o hospital/maternidade sendo antes um sinal que a data do nascimento está para breve.