O parto pode dividir-se em três fases distintas e não há uma regra para o tempo de duração de cada uma delas.
Fases do trabalho de parto
A duração de cada fase varia de mulher para mulher e, eventualmente, poderá ser mais breve em mulheres que já foram mães anteriormente pela maior facilidade de dilação da cérvix.
O parto divide-se em três fases desde que se inicia a dilatação até à expulsão da placenta:
- 1ª fase do trabalho de parto: dilatação do colo do útero
- 2ª fase do trabalho de parto: expulsão do bebé
- 3ª fase do trabalho de parto: dequitação (expulsão da placenta)
Naturalmente, se já passou por uma experiência de parto anteriormente, identificará mais facilmente os sinais de parto que está a sentir, antecipará a sua reação à dor e saberá como gerir as suas emoções à medida que o trabalho de parto avança.
Mesmo que tenha consigo o seu plano de parto e todos os passos e procedimentos devidamente previstos, mantenha-se flexível e aberta a alterações.
O processo de parto, apesar de as suas fases serem perfeitamente reconhecidas, tem sempre fatores não previsíveis e o seu médico é o profissional que melhor a pode orientar face à realidade que está a viver no momento.
Mantenha o seu companheiro por perto, se for essa a sua opção, para que fique informado sobre o que vai acontecendo e saber como a pode ajudar a passar as longas horas de espera que a aguardam.
Relembre tudo o que aprendeu nas aulas de preparação para o parto, especialmente os exercícios de respiração e de relaxamento.
Visualize o fim de todo este processo e como o seu bebé se estará a sentir, agora que, também ele, se prepara para abandonar o seu confortável lar.
A longa espera de 9 meses está a terminar e vai finalmente conhecer e abraçar o seu bebé dentro de poucas horas!
Neste dia tão especial, termina a ansiedade e o medo de alguma coisa poder correr mal durante a gravidez e iniciam uma vida nova, cheia de preocupações, dúvidas e incertezas, mas também, e acima de tudo, de extrema felicidade, deslumbramento, entrega total e muito amor.