Trabalhar em equipa vai muito para além do simples facto de se reunirem uma série de pessoas para realizarem algo em conjunto.
Desenvolver uma atividade em grupo implica cumplicidade, objetivos partilhados, tolerância, uma visão conjunta e a capacidade de ouvir opiniões diversas e, por vezes, opostas.
Trabalho de equipa em família
Viver em famíla também é um projeto de grupo. Muito mais do que partilhar uma casa, ter uma família é estarmos rodeados por um conjunto de pessoas nas quais confiamos, que nos compreendem e aceitam como somos, que sabem ouvir os nossos silêncios e que partilham honestamente as nossas mágoas.
Em família não existe o “eu” mas o “nós“. Numa família, não estamos focados e preocupados connosco, mas com o bem-estar de todos.
As atividades são planeadas no interesse de todos, pais e filhos ajudam-se mutuamente a lidar com as grandes e pequenas questões do dia a dia e as crianças são ensinadas a compreender as forças e fraquezas dos outros e ver como podem ajudar.
As crianças adoram passar tempo com outras pessoas. Mesmo que não estejam a fazer nada de especial. Gostam de estar acompanhadas e são mais felizes num ambiente otimista, energético e harmonioso.
Valores no sítio certo
Esta empatia, ou capacidade de se identificar e colocar no lugar do outro, faz com que haja uma verdadeira preocupação com o bem-estar de todos. Mas estes valores que se aprendem dentro da família cedo se transportam para o exterior. Na humildade e na vontade em ajudar que as crianças demonstram na escola e com os amigos e, mais tarde, enquanto profissionais.
Por outro lado, fazer coisas em família, reforça as competências sociais e interpessoais da criança, aguça o seu apetite pela descoberta e ajuda-a a desenvolve uma personalidade mais tolerante e aberta à diferença.
Passar tempo juntos de qualidade
Não é necessário grandes planos para desenvolver atividades em conjunto. Cozinhar, limpar a casa, contar como foi o dia, fazer companhia uns aos outros são formas simples de partilhar tempo de qualidade e de alimentar todos os dias uma sensação de bem-estar.
Passar tempo juntos é uma forma de desenvolver as nossas relações mais próximas, o que é um factor de grande felicidade para as pessoas. Quando nos concentramos no bem-estar dos outros, podemos eliminar muitos dramas e sensações negativas que associamos às relações sociais.
As crianças que se sentem integradas, respeitadas e compreendidas, e que são ajudadas a compreender e a respeitar as regras, desenvolvem uma grande capacidade de autocontrolo e acabam por se tornar em adultos mais felizes e emocionalmente equilibrados.