Os adultos conseguem reagir e adaptar-se facilmente às mudanças de temperatura. Vestem ou despem roupa e protegem-se do sol procurando a sombra para se manterem frescos.
Os recém-nascidos e os bebés precisam da ajuda dos pais para estarem confortáveis. Não só do frio mas, também, do calor. Normalmente, choram para chamar a atenção dos cuidadores e receberem os seus cuidados.
O recém-nascido consegue controlar a temperatura corporal?
Todos os bebés têm dificuldade em conseguir controlar a temperatura corporal. Poucas semanas após o nascimento, o bebé começa a melhorar a sua capacidade de controlar a temperatura e, se estiver adequadamente vestido de acordo com a estação do ano, o bebé consegue manter a temperatura corporal nos 21 graus.
Como conseguem os recém-nascidos manter a temperatura corporal?
Um recém-nascido de termo tem uma arma secreta que o ajuda a manter a temperatura corporal: a chamada gordura castanha. Quando nasce, a gordura castanha respresenta cerca de 5% do corpo do bebé e está localizada nas costas, ombros e pescoço.
Esta gordura liberta calor através de um processo químico quando o corpo do bebé começa a perder calor. À medida que o bebé cresce e começa a desenvolver outras formas de controlar a temperatura coroporal, a gordura castanha transforma-se na vulgar gordura branca.
Quando o bebé se sente muito quente…
Os bebés podem tentar destapar-se mas, na maioria dos casos, não se conseguem libertar do excesso de roupa. Por isso, choram porque se sentem desconfortáveis.
Para além do excesso de roupa, os bebés não devem ser completamente tapados quando viajam no carrinho de passeio, por exemplo. O ar deve circular.
Quando chora, a temperatura corporal aumenta, e, por isso, também o desconforto e a irritação do bebé. Alguns pais podem pensar que está aborrecido ou com fome. Se lhe for oferecido leite quente, por exemplo, o quadro agrava-se e o bebé chora de forma inconsolável.
Por norma, mesmo no inverno, basta vestir mais uma peça do que as usadas pelo adulto. O bebé não deve ser “abafado” entre cobertores e mantas. Deve estar quente, mas confortável e de modo a que se possa movimentar livremente.
Ou com frio…
O frio é outra dificuldade que o bebé tem que enfrentar. Quando está a dormir, o bebé não reage a uma descida de temperatura. Só à medida que acorda é que sente frio e chora para chamar a atenção dos pais.
Como os bebés não são capazes de tremer quando estão com frio, são os pais que devem ter o cuidado de verificar se a temperatura do corpo do bebé está a um nível confortável.
Para testar se o seu bebé tem frio ou calor coloque a sua mão na parte de trás do pescoço do bebé.
Controlo da temperatura corporal dos bebés prematuros
O risco de apanhar frio é ainda maior nos bebés prematuros porque não desenvolveram as camadas de gordura castanha essenciais para a manutenção da temperatura interna do corpo.
Se a temperatura ambiente não for controlada, o bebé pode arrefecer rapidamente. As incubadoras são mantidas a cerca de 32 graus e constantemente monitorizadas para que não haja risco de aquecerem demasiado o que resultaria em sobreaquecimento do bebé.