Estar informada sobre as doenças comuns nas crianças nos primeiros anos de vida inclui conhecer os sintomas e sinais de alarme que devem levar os pais a procurar ajuda médica e a saber gerir o stress que advém de uma situação de doença.
A entrada na creche ou no infantário pode vir acompanhada de doenças devido ao contacto com outras crianças doentes. As infeções podem surgir num ambiente mais fechado, onde as crianças partilham brinquedos e os espaços.
Assim, e porque cada criança é diferente e reage de forma diversa aos sintomas, é fundamental contar com o apoio do pediatra e saber como agir quando a criança está com febre ou apresenta qualquer outro sinal de doença.
O sistema de defesa do corpo da criança está sempre em evolução e vai adquirindo novas defesas à medida que entra em contacto com novas bactérias e vírus.
Para muitos pais, isto é motivo de preocupação constante porque o filho parece estar sempre doente. Em situações de doença, é fundamental que a criança seja vista pelo pediatra e que os pais não decidam dar qualquer medicamento só porque foi recomendado por um amigo com um filho que apresenta sintomas parecidos.
Carregue na imagem abaixo para conhecer as doenças comuns nas crianças
- Educar com apego
- As 10 melhores competências parentais
- Colo e carinho nunca são demais!
- Como fortalecer os laços afetivos com o seu bebé
- Está a educar os seus filhos para serem boas pessoas?
- Amor de mãe desenvolve o cérebro das crianças, diz estudo
- O amor do pai é essencial na formação da personalidade da criança