Quantas semanas tem uma gravidez normal? Esta é uma pergunta muito frequente das futuras mamãs. No último mês da gravidez, as futuras mães estão submersas num turbilhão de emoções e questões: Como será o parto? Até quando é seguro o bebé nascer? Como saber que chegou a hora?
Quantas semanas tem uma gravidez normal?
De acordo com a Organização Mundial da Saúde, uma gestação normal dura 40 semanas. A data provável para o parto (DPP) é calculada considerando o primeiro dia da última menstruação. Tendo como referência essa data, são contadas 40 semanas.
Às 39 semanas, (quarta semana do 9º mês da gravidez), o bebé é considerado um bebé de termo, ou seja, com esta idade, pode nascer a qualquer momento.
Quando o bebé nasce antes das 37 semanas é considerado prematuro. O bebé prematuro é biologicamente mais vulnerável devido à sua imaturidade orgânica. Esta imaturidade obriga, muitas vezes, ao internamento hospitalar e à adoção de alguns cuidados especializados
Se nascer após as 42 semanas é considerado um bebé pós-termo e pode ser necessário marcar a data do parto (parto induzido), caso não haja sinais do início do trabalho de parto. Após esta idade, os riscos para o bebé aumentam devido ao envelhecimento da placenta que deixa de entregar as quantidades necessárias de nutrientes e oxigénio ao bebé.
Nas últimas semanas da gravidez, o seu corpo prepara-se para o parto e o bebé também. A maioria dos bebés posiciona-se de cabeça para baixo, encaixando a cabeça na cérvix da mãe, preparando-se para o parto.
Nestas últimas semanas, é normal que o seu peito deite uma pequena quantidade de colostro (primeiro alimento do bebé e que antecede a subida do leite. O colostro é extremamente rico em nutrientes e anticorpos que ajudam a suprir a imunodeficiência do bebé ao nascer).
Aguardar até à data provável para o parto
Se tomou a decisão de esperar que o seu bebé esteja pronto para nascer (dentro do tempo considerado seguro e segundo aconselhamento médico), o mais difícil é controlar a ansiedade.
Aproveite para se dedicar aos preparativos finais, para relaxar e descansar o mais que conseguir. Procure ter rotinas simples e organize a casa para a chegada do bebé.
Mesmo numa gravidez sem problemas, lembre-se que pode ser necessário fazer uma cesariana. Prepare-se para essa possibilidade e confie na equipa médica que a acompanha.