Se descobriu que está grávida, há uma questão que vai surgir quase de imediato na sua cabeça: quando será a data do parto? Mesmo parecendo ainda tão longe, o momento do nascimento do bebé preenche o imaginário da maioria dos pais. Afinal, esse será o culminar de longos meses de espera e quando o bebé sonhado se torna real.
A data provável do parto (DPP) é um cálculo muito importante, também, em termos clínicos. Estimar a data do parto permite que o acompanhamento da sua gravidez seja adequado, nomeadamente, no que respeita à marcação das consultas e exames da gravidez e para a monitorização do desenvolvimento esperado do seu bebé.
Como saber a data do parto?
Se a sua menstruação aparece regulamente a cada quatro semanas, facilmente se aperceberá que está atrasada. Num ciclo regular de 28 dias, a ovulação ocorre a meio do ciclo, no dia 14. Se o seu ciclo não é regular, à semelhança do que se passa com muitas mulheres, é mais difícil calcular a data em que ocorre a ovulação.
Na sua primeira consulta pré-natal, o médico irá fazer o calculo da idade gestacional e da data prevista para o parto, cálculos posteriormente ajustados segundo os resultados da ecografia do 1º trimestre.
A data do parto e a idade gestacional
O ovo fecundado precisa, em média, de 266 dias (38 semanas) para atingir o seu completo desenvolvimento. Assim, alguns fetos precisam de 280 (40 semanas) para se desenvolver enquanto outros apenas de 240 dias (34 semanas e três dias). Apenas 4% dos bebés nascem na data prevista. Os restantes nascem algumas semanas antes ou depois.
Para determinar a duração da gravidez, o seu médico precisa de uma data de partida a partir da qual faz o cálculo. Por esse motivo, convencionou-se fixar o primeiro dia da gravidez no primeiro dia da última menstruação.
Falamos, então, em semanas de amenorreia, apesar de a gravidez se iniciar, de facto, 14 dias mais tarde (considerando que a ovulação ocorre a meio do ciclo, no dia 14). Assim, a idade do bebé é duas semanas inferior à idade da gravidez (por exemplo, se está grávida de 12 semanas, o bebé tem 10 semanas), ou seja, duas semanas depois de ter concebido, estará na 4ª semana da sua gravidez.
Por tudo isto, o cálculo da data do parto é sempre uma estimativa já que o bebé pode nascer entre as 37 e as 42 semanas de gestação.
A data do parto pela data da conceção
Ciclos menstruais regulares e DUM
Se o seu ciclo for regular e conhecer o primeiro dia da última menstruação (DUM), o cálculo é simples e pode ser efetuado pela seguinte fórmula:
- Ao primeiro dia da última menstruação subtrair 3 meses
- Ao resultado obtido, adicionar 7 dias
Exemplo de cálculo
- Primeiro dia da última menstruação = 2 de abril
- Subtrair 3 meses = 2 de abril
- Somar 7 dias = 9 de janeiro (data provável para o parto)
Ciclos menstruais irregulares
Se não tem certeza sobre o primeiro dia da sua última menstruação, a forma mais segura de datar a gravidez e estimar a data provável do parto é através da ecografia ou da altura uterina (ver Tamanho da barriga na gravidez mês a mês). Para isso são considerados alguns dados como:
- A quantidade da hormona beta hCG no sangue;
- A altura uterina, após as 12 semanas de gravidez;
- Os dados da ecografia do 1º trimestre (ver Ecografias da gravidez);
- O primeiro batimento cardíaco do bebé: sendo que este é ouvido entre as 9 e as 12 semanas, com um Doppler;
- Os primeiros movimentos do bebé: sentidos entre as 16 e as 22 semanas (ver Quando sentirei o meu bebé a mexer?).
A data do parto pela tabela
Também pode calcular a data provável do parto pelo uso de uma tabela. Procure na linha a negrito o primeiro dia do seu último período menstrual e veja logo abaixo a data prevista para o nascimento do seu bebé.
- Abrir tabela (abre numa nova janela)
A data do parto pela lua
O número de dias entre fases consecutivas da Lua é, em média, de 7 ou 8, com um total de 28 dias dias, ou seja, 4 semanas. Assim, considerando que a gravidez dura 40 semanas, a uma gravidez correspondem 10 meses lunares.
Ainda assim, nem todas as gestações duram 40 semanas. Este intervalo de tempo é uma média. Mesmo numa gravidez normal e sem complicações, o bebé pode nascer antes ou depois desse período de tempo, algures entre as 38 e as 42 semanas.
Acerto do cálculo da data prevista para o parto
O cálculo definitivo da idade gestacional (ou idade gestacional definitiva) e da data provável para o parto é realizado na primeira ecografia, entre as 11-13 semanas e 6 dias da gravidez.
A estimativa é feita com base na medida do comprimento da cabeça ao rabo do embrião. Ainda assim, a data exata do parto é uma incógnita até ao fim da gravidez.
Calculadora da gravidez e data da conceção
Utilize a nossa calculadora da gravidez para calcular a idade da sua gravidez e descobrir a data provável para o parto.
Saiba como mudam os sintomas físicos ao longo da gravidez e o que se passa dentro do seu corpo nos primeiros dias da gestação.