Existe relação entre o número de relações e gravidez? A posição e o número de relações aumentam mesmo as hipóteses de engravidar? Estas são questões muito frequentes que os casais fazem quando tomam a decisão de engravidar. Conheça as respostas.
Número de relações e gravidez
A posição sexual aumenta as hipóteses de engravidar?
Depois de uma ejaculação, o esperma atinge as trompas de Falópio em poucos minutos, independentemente da posição durante a relação sexual.
Além disso, não há evidência de que o orgasmo ou repouso prolongado após a relação sexual aumente a probabilidade de conceção.
Alguns lubrificantes comerciais e outras substâncias utilizadas como lubrificante durante a relação sexual (como saliva ou azeite) devem ser evitados durante o período fértil. Estas substâncias podem afetar a capacidade de deslocação do esperma e diminuir o seu tempo de sobrevivência depois da ejaculação.
Se está a tentar engravidar e precisa de usar lubrificante, é importante avaliar com o seu médico opções seguras.
Quantas vezes deve o casal ter relações sexuais?
Surpreendentemente, longos períodos de abstinência sexual podem diminuir a qualidade do esperma. Os casais devem ter, pelo menos, duas a três relações sexuais por semana durante o período fértil.
Número de relações e gravidez
Um casal tem mais probabilidades de engravidar se tiver relações sexuais todos os dias, ou de dois em dias dias durante o período fértil. A gravidez é mais provável se o casal tiver relações até o 6º dia deste período, que acaba no dia em que o ovo é libertado (ovulação).
Assim que o óvulo tenha sido libertado, move-se ao longo da trompa de Falópio até ao útero. O óvulo pode sobreviver até 24 horas. A esperança de vida do espermatozoide é mais variável, mas normalmente é de 3 a 5 dias. É por isso que os dias que precedem a ovulação e o próprio dia da ovulação são os mais férteis – quando é mais provável que engravide.
Bibliografia: ASRM, American Society for Reproductive Medicine [visitado em 20 de abril de 2017]