As borbulhas afetam cerca de 80% da população entre os 11 e os 30 anos. Ocorrem quando as cavidades por onde os pelos crescem (folículos pilosos) ficam obstruídos e infetados. Normalmente, o acne surge no rosto, costas, tórax e ombros.
Os folículos pilosos estão ligados a glândulas sebáceas que produzem sebo, uma substância oleosa. O sebo ajuda a lubrificar a pele mas, quando produzido em excesso, pode causar o acne.
Acumulação excessiva de gordura na pele
A acumulação excessiva de gordura na pele dá origem aos pontos brancos e aos pontos negros. Os pontos brancos são formados por sebo e células da pele mortas e que, em conjunto, bloqueiam o folículo. Quando o folículo não está selado com pele, formam-se os pontos pretos. Quando está selada, formam-se os pontos brancos.
As bactérias que existem na pele, por norma, inofensivas, podem infetar os poros obstruídos. Alimentam-se com o excesso de sebo e estimulam a resposta imunitária do organismo dando origem a pápulas (as vulgares espinhas), que são poros obstruídos e inflamados.
Causas do acne
As borbulhas parecem ser causadas por hormonas, como a testosterona, que estimula as glândulas sebáceas a produzir sebo em excesso.
É por esta razão que os adolescentes são mais propensos ao acne, apesar de também haver adultos que padecem do problema. As causas das borbulhas também se podem dever a fatores hereditários, à alimentação, cosméticos, medicamentos ou deficiente limpeza da pele.
Prevenção e tratamento do acne
Muitos produtos e loções ajudam a combater o acne ao limpar a pele. A limpeza diária da pele com produtos adequados, ajuda a controlar a produção de sebo, impede a ação das bactérias e purifica a pele.
Evitar espremer as borbulhas e afastar o cabelo oleoso do rosto são outras medidas que ajudam a controlar os efeitos da produção excessiva de sebo e a melhorar o aspeto geral da pele.