A cárie nos dentes de leite é um problema mais frequente do que possa pensar. Muitas crianças sofrem problemas orais antes do nascimento dos dentes definitivos, que rompem por volta dos 5-7 anos.
Normalmente os primeiros “dentes de leite” (primeira dentição ou dentição decídua) erupcionam entre os 6-8 meses de idade e até aos 2,5-3 anos de idade 20 dentes temporários devem aparecer na boca da criança, embora se possa considerar completamente normal ligeiras variações individuais.
Os dentes de leite são muito importantes para o desenvolvimento da estrutura do rosto e da fala da criança (nomeadamente, da fonação). Assim, a saúde oral deve ser promovida ainda antes do nascimento do primeiro dente, que ocorre entre os 6 e os 8 meses de vida (em 1% das crianças o primeiro “dente de leite” aparece após os 12 meses).
Os hábitos alimentares (racionalização do consumo de açúcar), o correto uso do biberão e a higiene oral são pontos-chave para uma boa saúde oral infantil.
Cárie nos dentes de leite
Porque surgem as cáries nos dentes de leite?
As cáries nos dentes de leite, também conhecidas como “cáries de biberão“, devem-se, sobretudo, ao uso do biberão na boca durante muito tempo (e sobretudo à noite) mas, também, à deficiente higiene oral – apesar de temporários, os dentes de leite devem ser sempre escovados após as refeições.
À noite existe uma diminuição da salivação o que favorece a retenção do alimento junto ao dente e consequente desenvolvimento de cárie. O uso descontrolado e contínuo do biberão, a adição de açúcar e cereais ao leite ou o uso do biberão para oferecer sumos ou chás açucarados também contribui para a cárie do biberão.
A partir do momento em que o bebé consegue manobrar um copo, todos os líquidos devem ser oferecidos num copo e não no biberão.
A cárie nos dentes de leite pode ser sinal de falta de cálcio?
As manchas brancas que aparecem nos dentes de leite não são provocadas pela falta de cálcio. Quando aparecem, são um sinal de cárie dentária, que começa com uma mancha branca.
Uma parte do(s) dente(s) afetado(s) fica descalcificada devido à ação dos ácidos e das bactérias o que produz a cárie. No entanto, uma cárie dentária não significa que a dieta seja pobre em cálcio.
Os dentes de leite devem ser tratados?
Sim. Os dentes temporários podem ser afetados por cárie tal como os definitivos. As características próprias dos primeiros dentes fazem com que, uma vez que se inicia a cárie dentária, esta avance rapidamente e afete o tecido nervoso do dente mais depressa que nos definitivos.
Evitar a dor produzida pela cárie já é razão suficiente para conservar a saúde dos dentes, e além disso, há que recordar que a cárie é um processo infecioso e pode afetar a formação dos dentes permanentes, bem como a saúde em geral.
Limpeza dos dentes de leite
Até aos 6 meses, os pais devem limpar a boca do bebé com um pano húmido. Entre os 6-24 meses, pode usar-se uma compressa húmida ou escova com pasta adequadas (a quantidade de pasta deve ser do tamanho do dedo mindinho da criança).
Entre os 2-4 anos, os pais devem utilizar uma escova com pasta com flúor para lavar os dentes da criança. Por volta dos 6 anos, muitas crianças já conseguem lavar corretamente os dentes sozinhas.
Hipoplasia do esmalte
A hipoplasia do esmalte é uma anomalia do esmalte dos dentes que se produz na gravidez quando a mãe apanha uma virose na altura em que os dentes estão em formação – a mineralização (calcificação) destes dentes inicia-se por volta do 4º mês da gravidez.
Nestas situações, há uma predisposição genética que torna os dentes da criança mais frágeis e propícios ao desenvolvimento de cáries, mesmo quando o bebé é alimentado exclusivamente com leite materno.
Neste caso, os primeiros dentes apresentam manchas desde o nascimento.
Deve dar-se suplemento de flúor à criança?
A Sociedade Americana de Pediatria recomenda não dar suplementos de flúor a crianças com idade inferior a 6 meses. A Direção-Geral da Saúde dá prioridade às aplicações tópicas sob a forma de dentífricos administrados na escovagem dos dentes desde a sua erupção.
Os comprimidos e gotas só são recomendados após os 3 anos de idade a crianças de alto risco à cárie dentária. Nesta situação, os comprimidos devem ser dissolvidos na boca, lentamente, preferencialmente, antes de deitar.
Em que idade levar o bebé ao dentista?
A Academia Europeia e Americana de Odontopediatria recomendam a primeira visita ao dentista até ao primeiro ano de idade.
Idealmente estas visitas servem para uma observação do estado de saúde oral da criança e informar os pais sobre atitudes preventivas, detetar hábitos nocivos (utilização inadequada de biberão, chupeta) e estabelecer um programa adequado ao grau de risco do bebé.