Será que é melhor saltar o pequeno-almoço quando queremos emagrecer? O que se deve comer ao pequeno-almoço quando estamos a fazer dieta? Estas são duas perguntas muita frequentes de pessoas que estão a tentar perder peso e às quais damos resposta neste artigo.
Pequeno-almoço para emagrecer
Quem está a tentar emagrecer deve saltar o pequeno-almoço?
Não, preferencialmente não o deve fazer. Começar o seu dia com um pequeno-almoço adequado faz parte de uma rotina saudável, contudo lembre-se que não é por simplesmente tomar o pequeno-almoço que estará a obter benefícios, já que estes vêm dos alimentos que escolhe consumir nessa refeição.
De uma forma mais prática, e como exemplo, se consumir um croissant ao pequeno-almoço, não irá apenas estar a ingerir uma grande quantidade de açúcar e gordura nessa refeição, como ficará rapidamente com fome e comerá demais na refeição seguinte (dado o baixo poder saciante dos “bolos”).
Assim sendo, nestes casos, o pequeno-almoço não traz qualquer vantagem para a perda de peso (nem para a saúde).
Por outro lado, um pequeno-almoço completo e adequado, para além de fornecer toda a energia e nutrientes necessários para que iniciemos mais um dia, ajuda igualmente a controlar o apetite durante a manhã, sendo um aliado nas dietas para perder peso.
O que é um pequeno-almoço completo e adequado?
De uma forma geral, o pequeno-almoço deve fornecer entre 10 a 20% da energia total necessária para um dia, e idealmente deve conter:
- Uma fonte primordial de proteína – um lacticínio, ovo, …
- Um cereal (fonte de hidratos de carbono e fibra) – optar pelos não refinados e preferir o pão e os flocos de aveia às bolachas e aos cereais açucarados;
- Uma peça de fruta (fonte de fibra, vitamina e minerais).
Será também importante (e mais prazeroso) ir variando os alimentos dentro de cada grupo. Por exemplo: se num dia fizer umas papas de aveia (com leite) e morangos, no outro poderá optar por um pão de mistura com ovo mexido e uma maçã.
Estas orientações também se aplicam a quem está a tentar perder peso, não havendo a necessidade de alimentos especiais ou grandes restrições.
Depois de um pequeno-almoço equilibrado como este, e cumprindo a missão de manter os cuidados com as restantes refeições e atividade física, irá atingir um peso saudável.