Como Amamentar gémeos? Estar grávida de gémeos traz o dobro da alegria, mas também umas preocupações adicionais. Neste artigo vamos responder a algumas das suas dúvidas relativamente a fase da amamentação.
Amamentar gémeos
1. A mãe de gémeos consegue amamentar os dois bebés de igual forma?
Sim. A aleitação materna em gémeos ou partos múltiplos de maior número é perfeitamente possível.
De uma forma geral e fisiológica, uma vez que a mama será duplamente estimulada, irá também ocorrer uma maior produção de leite (o chamado mecanismo de feedback positivo) para corresponder às necessidades dos dois bebés.
2. Os bebés podem ser amamentados em simultâneo?
Sim, sendo que a amamentação em simultâneo é, inclusivamente, muito comum entre as mães de gémeos. De uma forma geral, muitas mães começam por amamentar “separadamente” cada bebé nas primeiras horas de vida, para que haja uma habituação e para que se possa avaliar e adequar a pega do bebé.
Posteriormente, passam para a amamentação em simultâneo. E ainda que opte por não amamentar em simultâneo, será útil que o “treine”, já que eventualmente poderá surgir essa necessidade em algum momento.
3. O que é que as mães podem fazer para facilitar a amamentação de gémeos?
Existem diversas coisas que pode fazer de forma a tornar a fase da amamentação proveitosa e tranquila para si e para os bebés.
Deixamos alguns conselhos:
1. Antes de ter alta hospitalar procure esclarecer todas as suas dúvidas com os enfermeiros que a acompanham e não tenha receio de pedir ajuda.
2. Existem diferentes posturas que permitem amamentar os bebés ao mesmo tempo (postura lateral ou “tipo bola de rugby”, postura de frente ou “paralela”, postura cruzada); procure aconselhar-se com o seu enfermeiro e avaliar a que melhor funciona no seu caso.
3. Poderá também experimentar as almofadas de amamentação para gémeos que tornam o processo mais fácil e mais confortável. As almofadas servem de apoio aos bebés, deixando que as mães fiquem com os braços e mãos mais desimpedidos e que consigam ajudá-los.
4. Nos primeiros tempos poderá precisar de ajuda para colocar os bebés em posição de amamentação, algo que é perfeitamente normal e que não deve recear.
5. No caso de não optar pela amamentação em simultâneo, poderá ser útil, particularmente no primeiro mês, registar os horários e duração da amamentação para cada bebé. Desta forma reduz a pressão sobre a sua memória e facilita a logística.
6. Apesar de não ter necessariamente que trocar os bebés de peito durante a mesma mamada, é recomendado que troque o peito oferecido a cada bebé na mamada seguinte, para permitir o igual desenvolvimento da musculatura oro-facial. Isto é também importante se um bebé for mais voraz do que o outro.
7. E por último, nunca se culpabilize durante este processo. Se se sentir mais cansada ou se por indicação médica tiver que oferecer suplemento aos seus filhos, saiba que trata de algo comum e que não a define enquanto mãe.