Conheça alguns sintomas depressão infantil. A depressão infantil é uma perturbação que tem tido cada vez mais proeminência nos media e cujo número de casos tem inclusivamente vindo a aumentar.
Deprimir não deixa de ser um recurso importante que todos nós possuímos e que nos ajuda a gerir as emoções negativas que experienciamos ao longo da vida.
Sintomas depressão infantil
Todos nós em crianças experienciamos momentos de tristeza, motivados por inúmeras situações que vão desde a perda de um familiar até ao nosso brinquedo preferido, que sem querer deixamos cair e se partiu.
No entanto a depressão não deve ser encarada de ânimo leve muito menos quando a sintomatologia surge em crianças, uma vez que pode condicionar e em muito o seu grau de desenvolvimento.
Antes de tudo é necessário que se compreenda o diagnóstico da depressão infantil como um conjunto de comportamentos e atitudes que podem ter relevância (ou não) e que podem variar mediante a idade.
A criança está em constante desenvolvimento, logo expressa-se de maneira diferente à medida que vai crescendo.
Assim, apesar dos sintomas a considerar para o diagnóstico da depressão infantil serem de certa maneira idênticos ao diagnóstico em adultos, cabe aos pais e educadores estarem atentos a alterações bruscas no comportamento e atitudes que a criança possa apresentar e recorrer a ajuda especializada quando necessário.
Sintomas da depressão infantil
1. Isolamento
Preferir estar sozinha a querer ir brincar com os amigos pode ser um sinal relevante a considerar na criança, principalmente se esta mudança de comportamento de instalou repentinamente e se se mantém a maior parte do tempo.
2. Falta de energia
Um dos sintomas típicos e que muitos pacientes referem é a falta de energia aliada à fadiga e perda de vitalidade.
3. Desvalorização
O facto da criança se desvalorizar a si mesma pode querer dizer que a sua autoestima e autoimagem sofreu alguma alteração. É de certa maneira normal que ela tenha dúvidas sobre as suas capacidades e se vai conseguir atingir um objetivo ou lidar com determinada situação.
No entanto estar constantemente a desvalorizar-se em relação aos outros, com sentimentos de inutilidade, negatividade em relação ao futuro, sensação de desespero ou outras afirmações do género podem dizer-nos que algo não está bem.
4. Alterações na alimentação e sono
Alterações bruscas no sono e alimentação podem inferir que a criança não se encontra estável do ponto de vista emocional, afetando consequentemente estas áreas tão importantes para a sua saúde física e mental.
5. Olhar triste
Um dos sinais mais evidentes é aquele que a criança manifesta através da sua expressão facial. Cabe às figuras próximas contextualizar essa tristeza e se corresponde a uma situação específica ou a algo mais duradouro.
6. Outros sintomas
Outros sinais de importante relevância no diagnóstico da depressão infantil:
- Dificuldades de aprendizagem;
- Birras e irritabilidade;
- Medos desenvolvidos rapidamente;
- Falta de vontade de brincar;
- Enurese e encoprese (depois da criança ter adquirido a consequente capacidade de controlo);
- Somatização (dores de barriga ou cabeça antes da escola ou de uma festa importante);
- Tristeza prolongada.
Nada como consultar um especialista em caso de dúvida. Existem muitos tratamentos e com elevado grau de eficácia.
Lembre-se que como em todas as doenças quanto mais cedo se intervir, mais rapidamente e com melhores resultados será o tratamento.