Como saber se estou em trabalho de parto? Esta é uma pergunta frequente, especialmente quando a gravidez entra na sua fase final, a partir do início do 9º mês.
A partir da 37ª semana, o bebé é considerado de termo e está pronto para nascer a qualquer momento. Nas consultas da gravidez, o seu médico poderá dar-lhe uma ideia para quando esperar o nascimento do seu bebé considerando a data provável para o parto e os sintomas que se vão desenvolvendo no seu corpo.
Como saber se estou em trabalho de parto?
O trabalho de parto é diferente de mulher para mulher, e de gravidez para gravidez e, sendo parto vaginal, é praticamente impossível saber o dia exato em que o seu bebé pode nascer.
Certo é que o seu corpo e o bebé se começam a preparar, gradualmente, para o parto a partir do início do 9º mês da gravidez.
Como saber se o trabalho de parto começou?
Alguns sintomas e mudanças podem sugerir que o seu bebé vai nascer em breve e são avaliados nas últimas consultas pré-natais. Alguns desses sinais são:
- O bebé desce e “encaixa-se” na cavidade pélvica;
- O bebé dá a volta, virando-se de cabeça para baixo (apesar de nem todos o fazerem antes do parto);
- O colo do útero fica mais mole e curto (apagamento ou extinção do colo do útero) e avança para a frente da vagina;
- O canal do parto começa a dilatar (o parto inicia-se quando atinge os 3-4 cm de dilatação).
Outros sinais
Para além destes sintomas, pode começar a sentir:
- Dor no fundo das costas;
- Cólicas semelhantes às dores menstruais;
- Perda do tampão (ou rolhão) mucoso;
- Contrações cada vez mais regulares, frequentes e dolorosas.
Como são as contrações do parto?
As contrações do parto, ou contrações verdadeiras, são regulares e progressivas, aumentando de frequência, intensidade e duração ao longo do processo de dilatação e apagamento do colo do útero.
O aumento da frequência e intensidade das contrações tem como objetivo abrir a cérvix até aos 10 cm e empurrar progressiva e sistematicamente o bebé para o exterior.
Quando atinge os 3 – 4 cm de dilatação, considera-se que está em trabalho de parto. Agora, já no hospital / maternidade, terá que aguardar até chegar aos 10 cm de dilatação, altura em que a cabeça do bebé já é visível e se inicia a fase seguinte do parto: a expulsão do bebé.
A primeira fase do trabalho de parto é a mais prolongada e de duração variável sendo constituída por 3 sub-fases:
- Fase latente: inicia-se com o aparecimento das contrações leves com um intervalo de 10 a 15 minutos entre si e com a duração de 15 a 20 segundos. Nesta fase, atinge os 3 – 4 cm de dilatação.
- Fase ativa: descida fetal contínua, com contrações com duração de 30 a 45 segundos em intervalos de 5 minutos. Atinge 4 a 7 cm de dilatação (nesta fase já deverá estar no hospital / maternidade).
- Fase de transição: contrações com duração de 60 a 90 segundos e grande vontade de fazer força. Atinge os 10 cm de dilatação.
Como aliviar o desconforto no início do trabalho de parto?
Se a sua gravidez decorreu sem complicações, é provável que passe a primeira fase do trabalho de parto em casa. Em termos obstétricos, só é considerado que entrou em trabalho de parto quando atinge os 3 – 4 cm de dilatação. Até lá, há algumas coisas que pode fazer para se sentir melhor fisicamente e ajudar a lidar com a ansiedade do parto:
- Mesmo que não tenha apetite, o que é muito provável, faça refeições leves e nutritivas;
- Beba muita água;
- Tente relaxar com um banho morno, um filme ou qualquer outra atividade que a ajude a distrair-se;
- Dê um passeio ou uma caminhada;
- Contacte o seu parceiro ou outra pessoa que queira ter a seu lado durante o parto.
Quando ir para o hospital / maternidade?
Durante as aulas de preparação para o parto e nas últimas consultas da gravidez, questione os profissionais de saúde sobre os sintomas que a devem levar a ir para o hospital / maternidade.
Ao longo das últimas semanas da gravidez, é provável que sinta mais desconforto, peso no fundo da barriga e nas costas. Também pode ter os tornozelos e os pés mais inchados e vontade de urinar com maior frequência. Tudo isto são sinais de que o nascimento do seu bebé está para breve.
Se sentir um aumento na pressão pélvica, sangramento vaginal ou secreção abundante, ou se não sentir o seu bebé a mexer, deve dirigir-se ao hospital de imediato, independentemente do tempo de gravidez.
1. Contrações regulares e dolorosas
Quando começar a sentir contrações, registe-as para ter uma ideia de quanto em quanto tempo aparecem. Apesar de cada parto ser diferente, mesmo na mesma mulher, as contrações são um dos primeiros sintomas de que entrou em trabalho de parto.
Quando as contrações se tornarem regulares (cerca de 3 contrações a cada 10 – 15 minutos), está na hora de ir para a maternidade / hospital. É provável que nesta fase já sinta dor intensa e precise mesmo de ajuda para lidar com ela (anestesia epidural).
2. Rutura da bolsa de águas
Se notar perda de líquido amniótico, pode ser um sinal que houve rutura de membranas. Neste caso, deve ir para o hospital, mesmo que não sinta contrações.
Se desconfiar que está a perder líquido amniótico faça o seguinte: esvazie a bexiga, faça a sua higiene intima e coloque um penso higiénico. Durante cerca de meia hora exercite-se. Caminhe, sente-se, levante-se e, passando esse tempo, observe o penso higiénico.
Se estiver molhado, é sinal de que há uma perda. Se for urina, a cor é amarelada e com cheiro mais ou menos intenso, se for líquido amniótico é transparente e sem cheiro.
3. Hemorragia
Caso tenha perda de sangue vaginal, deve dirigir-se de imediato ao hospital, independentemente da idade gestacional.
É possível ter contrações e não estar em trabalho de parto?
Sim, é possível. Nas últimas semanas de gravidez é comum ocorrerem contrações irregulares e indolores, sem que isto signifique o início do trabalho de parto.
As falsas contrações, também designadas contrações de Braxton Hicks, podem começar por volta da 20ª semana da gravidez e, apesar de não causar dor (ao contrário das contrações verdadeiras do parto), podem ser desconfortáveis.
As falsas contrações são esporádicas, irregulares e indolores. Pode sentir a barriga dura por momentos, relaxada, e dura novamente.
Quanto tempo dura o parto? Dá para saber?
A duração do parto é variável. Para além das circunstâncias de cada parto, a sua duração também varia para as mulheres que vão ser mães pela primeira vez ou que já tiveram filhos anteriormente:
- A 1ª fase (dilatação) pode demorar de 12 a 48 horas para o primeiro parto e 5 a 14 horas para mães que já tiveram filhos anteriormente.
- A 2ª fase (expulsão do bebé), pode exigir cerca de 60 minutos para o primeiro parto ou aproximadamente 30 minutos para mães que já tiveram filhos anteriormente.
- A terceira e última fase do parto consiste na expulsão (ou dequitadura) da placenta. Esta fase pode durar, aproximadamente, entre 15 a 30 minutos.