A diversificação alimentar é uma fase desafiante e de grande entusiasmo para os pais, mas que também levanta muitas dúvidas práticas. Poderá o bebé comer peixe congelado, ou não é indicado? Saiba a resposta neste artigo.
Peixe congelado é saudável para o bebé?
O bebé pode comer peixe congelado?
Sim, o bebé pode comer peixe congelado. Aliás, é mesmo preferível que utilize peixe congelado a que não ofereça, de todo, peixe ao seu bebé, só por não conseguir comprar peixe fresco.
Inclusivamente, a pescada, que é facilmente encontrada congelada nos estabelecimentos comerciais, é um dos peixes recomendados para iniciar a diversificação alimentar.
Acresce ainda o facto de alguns destes peixes congelados (particularmente a pescada) serem previamente preparados e apresentarem-se, por exemplo, sem espinhas. Ainda que nunca deva confiar totalmente e que deva estar sempre alerta, trata-se de uma ajuda extra.
A congelação não afeta a qualidade do peixe?
Não, a qualidade nutricional do peixe não fica comprometida. Os processos atuais de congelação permitem que a mesma seja feita em condições seguras e ideais, conseguindo-se uma boa preservação de todos os nutrientes do peixe.
Adicionalmente, os produtos congelados e ultracongelados passam por apertado controlo de qualidade. Assim, o peixe congelado reúne as vantagens de ser nutritivo, e geralmente, menos dispendioso e mais acessível.
Quando é que o bebé introduz o peixe na sua alimentação?
O peixe pode ser introduzido na alimentação do bebé a partir dos 6 meses de idade. Tradicionalmente, a primeira fonte de proteína animal a ser introduzida é a carne, contudo, não existe, à partida, qualquer problema em começar pelo peixe.
O peixe deve ser cozido e depois adicionado à sopa de legumes do bebé, inicialmente em porções de 10g e depois em porções progressivamente maiores até atingir 30g ao fim de uma semana.
Para além da pescada pode também optar por muitos outros peixes como a solha, o linguado, o robalo, o tamboril… Apenas os peixes mais gordos, como o salmão, devem ser introduzidos um pouco mais à frente.