A amamentação é uma fase de grandes emoções para a mães, na qual aparecem muitas dúvidas sobre o certo e o errado. ” Como melhorar a produção de leite materno? ” é uma das dúvidas principais e neste artigo encontra a resposta.
Como melhorar a produção de leite materno?
O que pode afetar negativamente a produção de leite materno?
Se começarmos por pensar ao contrário, o maior estímulo para a produção de leite é a sucção do bebé e o consequente esvaziamento da mama.
A produção de leite funciona segundo um mecanismo designado “feedback positivo”, isto é, quando o bebé mama há produção, no cérebro da mãe, de uma hormona chamada prolactina que tem como principal função promover a produção de leite para a mamada seguinte.
Assim, o facto de o bebé não mamar é o principal contributo para uma produção de leite menor. Por esse mesmo motivo, quando algumas mães receiam que o seu leite seja insuficiente, a medida mais eficaz (na maioria dos casos) é colocar o bebé mais vezes ao peito.
O stress pode afetar a produção de leite materno?
O stress pode influenciar a amamentação, contudo afeta sobretudo a expulsão de leite e não a sua produção.
Existe uma hormona, chamada ocitocina, que tem como função promover a expulsão do leite, que começa a atuar ainda antes do bebé mamar pois a sua libertação depende de estímulos visuais, auditivos e olfativos – como o cheiro e o toque do bebé ou até mesmo o seu choro.
Pelo contrário o stress pode bloquear este reflexo e consequentemente o fluxo do leite. Neste caso o leite é produzido, mas não é expulso da mama.
Que outros fatores podem afetar a produção de leite materno?
1. Não esvaziar a mama
Um dos fatores é o bebé não esvaziar a mama durante a mamada. Para além da prolactina, existe uma outra substância denominada fator inibidor que controla a produção de leite dentro da própria mama.
Se existir leite suficiente na mama, este fator faz com que a produção de leite seja interrompida. Pelo contrário, se o leite for removido e a mama esvaziar, o fator é também removido e ocorre novamente produção de leite para a mamada seguinte.
Por isto, é que se aconselha a que mamada comece pela mama que ficou menos vazia na vez anterior.
2. Medicamentos ou doença materna
Adicionalmente, certos medicamentos ou alguma patologia debilitante, podem também ter um impacto negativo na produção do leite.
Contudo, estas situações serão sempre avaliados e discutidas pelo seu médico, pelo que nunca deve tomar medicamentos sem prescrição e deve sempre comunicar qualquer sintoma que surja.