A utilização do coletor menstrual ou copo menstrual pode levantar algumas dúvidas, especialmente nas mulheres que se preparam para o usar pela primeira vez. Neste artigo, respondemos às principais questões colocadas sobre a higiene e utilização do coletor menstrual.
Coletor menstrual
1. O que é o coletor menstrual?
O copo menstrual é um recipiente que se insere na vagina durante a menstruação para recolher (e não absorver) o fluxo menstrual. É feito de silicone medicinal macio, sem desodorizantes nem qualquer tipo de gel absorvente. É reutilizável e, segundo os fabricantes, pode durar até 10 anos com a manutenção correta.
2. Como escolher o copo menstrual?
Pode ter que experimentar algumas marcas antes de encontrar o tamanho e o tipo de maleabilidade que se adapta melhor ao seu corpo e canal vaginal.
Os tamanhos são indicados consoante a idade da mulher e se tiver dado à luz por parto normal (devido a possíveis alterações induzidas no músculo pélvico pelo trabalho de parto e não pelas características do fluxo menstrual).
O tamanho mais pequeno é recomendado para mulheres mais jovens (até aos 30 anos) e que ainda não tenham sido mães enquanto o tamanho maior é indicado para mulheres acima dos 30 anos e que já passaram por um parto normal.
3. As mulheres virgens podem usar?
O uso do coletor acarreta risco de romper ou esticar o hímen vaginal, danificando-o.
4. É seguro usar durante a noite?
O coletor pode ser usado durante a noite até ao máximo de 8 horas consecutivas. Assim, deve ser esvaziado antes de deitar e assim que acordar. Se a menstruação for muito abundante, poderá ser necessário esvaziá-lo ao fim de menos tempo.
5. Quanto custa?
O copo menstrual custa, em média, entre 20 a 30€. Como pode durar até 10 anos, é uma solução económica e amiga do ambiente.
6. É seguro usar o copo menstrual com DIU (dispositivo intrauterino)?
Se estiver a usar DIU é aconselhada a visita ao ginecologista antes de começar a usar o copo para garantir que a introdução do copo na vagina não altera a posição do DIU e, assim, a sua eficácia anticontracetiva.
7. O coletor menstrual deve ser esterilizado?
Sim, Os fabricantes recomendam a esterilização do copo menstrual todos os meses, antes de ser guardado para a próxima utilização. O coletor deve ser guardado no saco de algodão e nunca num saco de plástico nem num recipiente fechado.
Para esterilizar:
- Ferver o copo imerso em água por 5 a 7 minutos num recipiente a usar só para este fim ou
- Colocar o copo em imersão numa solução esterilizante (como as usadas para lavar as tetinas dos biberões), e seguir as instruções do produto.
8. Como eliminar manchas difíceis?
Com as utilizações sucessivas, é normal que apareçam algumas manchas no copo. Para as limpar:
- Colocar o copo em imersão numa solução esterilizante (como as usadas para lavar as tetinas dos biberões), e seguir as instruções do produto;
- Colocar bicarbonato de sódio num pano limpo e húmido (ou numa escova de dentes) e esfregar a área manchada. Depois de limpo, passar por água corrente para eliminar resíduos.
9. Pode ser usado no pós-parto?
Não é aconselhado usar o coletor menstrual nas primeiras seis semanas após o parto (puerpério). Durante este período de tempo, o corpo da mulher ainda está a recuperar da gravidez e do esforço do parto e é mais suscetível a desenvolver infeções vaginais (ver Absorventes mais adequados no pós-parto).