O nascimento dos dentes afeta o sono do bebé? Alguns bebés parecem não ter sintomas associados ao nascimento dos dentes. Outros, podem ter febre, ficar irritados ou ter dificuldade em dormir.
Nascimento dos dentes afeta o sono do bebé?
Se o bebé ou a criança sentirem desconforto quando os dentes estão a nascer, isso pode interferir na sua qualidade do sono ou levar a dificuldade em adormecer.
Se o bebé tiver dor na gengiva ou outros sintomas como febre ou diarreia, é normal que se recuse a alimentar ou que comece a dormir pior.
Quando o bebé não se sente confortável, perde o apetite e não consegue adormecer ou manter o sono ao longo da noite devido à dor e à necessidade de a aliviar. Contudo, a dificuldade em adormecer pode dever-se a um conjunto de fatores.
Se o seu bebé dormia e comia bem e nota alteração no seu comportamento agora que os dentes estão a nascer, é importante consultar o pediatra para garantir que a razão é mesmo essa e que não há outro problema a incomodar e a interfirir nas rotinas do seu filho.
Aliviar o desconforto causado pelo nascimento dos dentes
Para aliviar o desconforto causado pelo nascimento dos primeiros dentes pode experimentar algumas estratégias comummente recomendadas:
- Ofereça um disco de silicone (que pode comprar na farmácia e colocar no frigorífico para refrescar) para o seu bebé morder;
- Limpe e hidrate com regularidade a pele da boca e do queixo para evitar a formação de feridas provocadas pelo excesso de saliva;
- Aplique um gel específico / bálsamo para as gengivas do bebé (aconselhe-se com o pediatra sobre a opção mais adequada);
- Se o bebé se recusar a comer sólidos (que podem magoar a gengiva já fragilizada pela erupção dos dentes), questione o pediatra sobre a eventual necessidade de reforçar a alimentação ou aumentar o número de mamadas / biberão.