De perturbações do sono a hábitos alimentares, do incómodo provocado pelo nascimento dos primeiros dentes a comportamentos tão próprios das crianças mais pequenas, as dúvidas dos pais são inúmeras. Das questões que recebemos, seleccionamos 9 para colocar ao Pediatra Hugo Rodrigues. Veja aqui as respostas.
O Pediatra responde: as dúvidas dos pais
Dr. Hugo Rodrigues, Pediatra
Questão 1
Uma criança pode ter uma imaginação e criatividade muito boa, estar a brincar ao faz de conta com muita frequência e até criar as próprias brincadeiras e ter uma perturbação do espectro autista?
Resposta
Apesar não ser o mais frequente, é possível. Nas perturbações do espectro autista existe um compromisso da socialização e comunicação e, em termos de brincadeiras, geralmente existe ouça “plasticidade”, ou seja, os brinquedos são sempre usados de forma mecânica e sem intenção clara de perceber a sua função.
O brincar ao faz de conta é pouco frequente, embora nos casos mais ligeiros e, principalmente, se houver aprendizagem, pode ocorrer.
Questão 2
O meu filho está com 7 meses e pesa 7.444 kg e mede 68 cm. Este peso é adequado para a idade? Ele não gosta de fruta, come muito pouco papinha e mama no peito.
A pediatra passou fórmula mais ele não aceitou. Gostaria que ele tomasse a fórmula para não emagrecer. Ele foi sempre saudável e agora está magro.
Resposta
O mais importante é ver a evolução de peso desde o nascimento, que deve estar mais ou menos sempre peno mesmo percentis.
Um valor isolado não tem significado. Realmente o percentil de peso dele não é muito elevado, mas se sempre foi assim e é um bebé ativo não tem problema nenhum.
Questão 3
A garganta do meu bebé está inflamada. Ele está a tomar antibiótico e o dente saiu. Agora, nem papinha quer, só quer mamar e água.
Resposta
Geralmente quando as crianças estão doentes ficam cerca de 1 semana a comer pior, pelo que é normal que recuse um pouco a alimentação durante esse período.
Questão 4
A minha neta de 2 anos só quer andar descalça. Tira os sapatos e as meias e é difícil enfiar-lhe os pés numas meias ou pantufas. É normal? Já faz frio mas ela parece não sentir que o chão está frio.
Resposta
Andar descalço não tem problema nenhum, nem causa nenhum problema de saúde, portanto não se preocupe. Pode ser um pouco desconfortável se o chão estiver frio, mas apenas isso.
Questão 5
O meu bebé tem quase 5 meses e tem tido muita dificuldade em adormecer. Quando adormece, acorda a chorar muito, muitas vezes ainda se encontra de olhos fechados e é muito complicado acalmá-lo, mesmo ao colo.
A única solução é mesmo colocá-lo no peito. Noto que também tem estado aflito das gengivas, estão inchadas (ao passar o dedo sentem-se altinhos), não tem febre mas está sempre com as mãos na boca.
Resposta
Geralmente o problema desses despertares noturnos é a forma como os bebés adormecem. Se ele se habituar a adormecer ao colo ou com contacto físico, e isso que vai exigir quando acordar a meio da noite.
Dê-lhe muito colinho palra o acalmar e para ele se sentir seguro, mas tente que ele se habitue a adormecer na caminha dele sem mexer nele, para poder começar a ficar autónomo na forma de adormecer e conseguir voltar a fazê-lo sozinho quando acorda a meio da noite.
Questão 6
O meu bebé nasceu prematuro com 7 meses. Hoje ele está com 9 meses mas há três meses que não mama direito. Ele estava no peito mas mama pouco. Será por causa dos dentes?
Já nasceram dois e estão para vir os dois dentes de cima pois a gengiva está bastante inchada. Há ligação entre o nascimento dos dentes e a fome do bebé? Porque nem a fórmula ele quer.
Resposta
Quando os dentes erupcionam pode surgir algum desconforto, mas em princípio não interfere com a fome.
Se ele come menos, acho que o deve pesar para ver se tem repercussão no peso, porque se não tiver não há motivo de preocupação, pode ser apenas uma fase transitória.
Questão 7
A minha bebé tem 2 meses e 12 dias. Eu tenho trauma de lhe dar as vacinas e medo que fique doente. Sinto muito dó dela e fico a imaginar que lhe vai dor muito. O que posso fazer para ficar mais calma?
Resposta
Na maior parte das vezes os bebés pequenos não reagem muito as vacinas, mas pode aplicar um creme com analgésico local uma hora antes de administrar as vacinas para aliviar um bocadinho, ou então colocá-la a mama.
Questão 8
A minha bebé tem dez meses e faz força e aperta o meu braço quando estou com ela ao colo. Parece que quer fazer cocó mas não é isso. Serão cólicas ou gazes?
Resposta
Se o comportamento e apenas esse é não chora, não me parece que sejam cólicas. Quando os bebés têm dor choram e isso percebe-se bem.
Questão 9
A minha bebé tem febre há alguns dias e, apesar de estar a tomar antibiótico, não baixa. O que devo fazer?
Resposta
Geralmente os antibióticos demoram até 48 horas a fazer efeito, pelo que se ao fim desse período não houver melhorias é importante que a criança seja reavaliada.
Pode ser apenas uma infeção vírica e o antibiótico não funcionar porque não atua em vírus ou então haver alguma situação de resistência.