Os cuidados com os dentes do bebé devem iniciar-se muito antes do seu nascimento. Cuidados inadequados podem levar à formação de cáries logo nos primeiros anos de vida o que pode interferir com o desenvolvimento da fala, afetar o humor, a aprendizagem e a nutrição. Saiba como evitar as cáries e quando iniciar a higiene oral da criança.
As cáries pegam-se?
As cáries dentárias são uma doença frequente na infância. Muitos fatores podem contribuir para isso: um má higiene oral, o consumo de alimentos açucarados em abundância, o adiamento da visita ao dentista por não se valorizar a importância dos dentes de leite, entre outros.
A dentição decídua ou dentes de leite, surge nos primeiros meses de vida. À medida que a criança vai crescendo, os dentes de leite dão lugar aos dentes permanentes ou definitivos. Ambos merecem atenção e cuidados diários para evitar doenças orais.
Os dentes de leite
A primeira dentição da criança merece tanta atenção e cuidados como os dentes permanentes. Ela influencia o desenvolvimento da fala, a mastigação, a correta oclusão dos dentes definitivos e desenvolvimento da estrutura da boca.
Por volta dos 6 meses, idade que coincide com a introdução de alimentos sólidos na dieta do bebé, começam a nascer os primeiros incisivos centrais inferiores. Ao todo, nascem 20 dentes de leite até, aproximadamente, os 6 anos de idade altura em que se inicia a fase da dentição mista com o nascimento dos dentes permanentes que vão substituindo gradualmente os de leite.
Cáries nos dentes de leite. É possível?
As cáries são um sintoma de infeção bacteriana nos dentes e podem ocorrer nos dentes de leite. Não raras vezes, as cáries nos bebés são transmitidas pela mãe / cuidadores.
Hábitos como limpar a chucha que cai ao chão com a nossa boca, limpar o rosto da criança com a nossa saliva, provar a comida do bebé com a mesma colher que se vai usar para o alimentar a criança ou mastigar previamente a comida são algumas das causas das cáries infantis.
O consumo frequente de açúcar – nos alimentos, doces ou bebidas – está entre as principais causas das cáries dentárias antes dos 5 anos. Sendo certo que as crianças não vão a correr lavar os dentes depois de comerem gomas ou gelados, está criado o ambiente ideal para a proliferação de bactérias que corroem os dentes e atacam a saúde das gengivas.
Por outro lado, à noite a produção de saliva é menor o que favorece a retenção dos alimentos junto aos dentes e consequente desenvolvimento de cáries. O uso contínuo do biberão ou a adição de açúcar e cereais ao leite, pode dar origem à cárie do biberão.
A cárie de biberão é uma cárie aguda, muito agressiva, de evolução rápida que provoca muitas dores, chegando a causar a destruição dos dentes num curto espaço de tempo. Apresenta-se inicialmente como manchas brancas e opacas que passam despercebidas aos pais na maioria das vezes.
Como tratar a cárie dos dentes das criança?
O mais importante será a prevenção – levar a criança ao dentista de seis em seis meses a partir do primeiro ano de vida e adoptar hábitos de higiene oral ainda antes de aparecerem os primeiros dentes.
Quando o problema está instalado, a infeção tem que ser tratada pelo dentista que irá definir o melhor tratamento segundo o estado dos dentes.
Como fazer a higiene oral do bebé?
- Até aos 6 meses: limpar a boca do bebé com um pano húmido (por exemplo, uma fralda de pano limpo).
- Entre os 6 e os 24 meses: usar uma compressa húmida, “dedeira dentária” ou escova com pasta adequadas (a quantidade de pasta deve ser do tamanho do dedo mindinho da criança).
Cuidados com os dentes do bebé
Alguns cuidados precoces podem ajudar o seu bebé a crescer com uma boca saudável e a manter longe as cáries e outros problemas orais:
- Não deixar o bebé adormecer com o biberão na boca;
- Tirar o biberão quando o bebé acaba de se alimentar (o biberão não deve ser usado como chupeta);
- Não dar doces ou bebidas açucaradas ao bebé (ler Dar sumo aos bebés e às crianças. Sim ou não?);
- Avalie a necessidade de dar suplementos de flúor ao seu bebé com o seu dentista (o que varia de acordo com as características da água consumida);
- Não ignore a higiene dos dentes de leite;
- Use uma pasta de dentes e uma escova adequada à idade do bebé;
- Incentive o seu filho a cuidar dos dentes dando o exemplo; faça da escovagem diária um momento divertido;
- Marque a primeira consulta no dentista para perto do primeiro ano de vida.