A rede social TikTok apresentou esta semana uma nova funcionalidade que vai permitir aos pais, tutores e encarregados de educação mais controlo sobre que tipo de vídeos é que as suas crianças encontram enquanto fazem scroll.
A nova funcionalidade do TikTok está englobada na área de Acompanhamento Familiar da aplicação e permite que sejam selecionadas palavras-chave e hashtags para que sejam bloqueadas, efetivamente impedindo que um utilizador mais jovem seja exposto a certos tipos de vídeos.
A opção de Acompanhamento Familiar foi lançada em 2020, quando a popularidade desta rede disparou, permitindo aos pais e encarregados de educação ligar as respetivas contas às das suas crianças e adolescentes. Com a possibilidade agora apresentada de bloquear palavras-chave e hashtags remotamente, o objetivo passa por dar mais controlo aos pais que queiram ter um papel ativo na experiência dos filhos com a rede social chinesa.
Segundo o TikTok, 91,2% dos conteúdos danosos são removidos em 24 horas. No total, 1% dos conteúdos descarregados para a plataforma acabam por ser removidos e mais de 96% dos vídeos em causa são removidos proativamente pelo TikTok.
É, no entanto, importante alertar para o facto de que as crianças e adolescentes que virem a sua conta impedida de realizar determinadas pesquisas poderão saber os termos e hashtags que foram bloqueados. O TikTok espera que isso seja o motor para proporcionar uma conversa entre pais e filhos sobre o que deve ser ou não apresentado.
No ano passado, um estudo da Qustodio, uma ferramenta de controlo parental, revelou que o YouTube, que se tinha mantido consistentemente como uma das redes favoritas dos mais novos, já foi oficialmente ultrapassado pelo fenómeno TikTok.
29 de junho 2023