A amamentação traz sempre muitas dúvidas. “O bebé deve trocar de mama durante a mamada?” “Porque é que é importante que se esvazie a mama?”. A resposta a dúvidas e preocupações práticas de muitas mães.
Trocar de mama durante a mamada
Durante a mamada devo trocar de mama?
Não, deve trocar de mama entre mamadas e não na mesma mamada. Isto porque é muito importante que, em cada mamada, o bebé esvazie a mama. Se depois do bebé esvaziar a primeira mama continuar com fome, pode dar a segunda.
Quando começar a mamada seguinte, deve começar por a última mama que o bebé mamou, ou seja essa segunda mama, já que esta pode no ter sido completamente esvaziada.
Porque é que é importante que se esvazie a mama?
Existem dois motivos principais para que seja importante esvaziar a mama:
1. Constituição do leite
A constituição do leite muda durante a mamada. O primeiro leite que o bebé mama é mais rico em água e lactose (açúcar) e à medida que a mama vai esvaziando, o leite torna-se mais rico em gordura.
Se trocar de mama durante a mamada, o bebé pode nunca chegar a mamar o leite mais rico em gordura, não irá satisfazer as suas necessidades, e também não ficará tão saciado.
2. Estímulo para a produção de leite
Existe uma outra substância no leite materno denominada fator inibidor que controla a produção de leite dentro da própria mama. Se existir leite suficiente na mama, este fator faz com que a produção de leite cesse.
Pelo contrário, se o leite for removido e a mama esvaziar, o fator é também removido e ocorre novamente produção de leite para a mamada seguinte.
Por isto, é também importante que a mamada comece pela mama que ficou menos vazia na vez anterior, para que a produção de leite continue sempre.
Como posso saber se a mama está vazia?
Quando a mama esvazia fica mole, muito diferente do início da mamada, quando está cheia de leite e dura. Desta forma, vai conseguir sentir diferenças no peso e na forma da mama, e perceber se o seu bebé esvaziou ou não a mama.