O sangramento no pós-parto é um acontecimento normal e tem o nome técnico de lóquios. Em média, esta hemorragia dura entre 6 semanas a 3 meses. Este sangramento é muito semelhante ao período menstrual e aparece quer a mulher esteja ou não a amamentar ou tenha tido parto vaginal ou uma cesariana. Saiba quando é o sangramento normal no pós-parto e os sinais que a devem levar a procurar ajuda médica imediata.
Nas primeiras semanas pós-parto, o seu corpo irá realizar um grande esforço para voltar à forma pré-gravidez. Entre as alterações que se produzem no interior do seu organismo, a recuperação do útero tem um papel central. A produção hormonal diminui e as paredes uterinas contraem-se.
Simultâneamente, a amamentação induz a libertação de ocitocina que provoca a contração uterina o que faz com que o útero volte à sua forma original mais rapidamente.
Sangramento normal no pós-parto
Todas as mulheres sangram no pós parto?
Sim, todas as mulheres sangram após o parto e esse sangue tem o nome de lóquios. O sangue é acompanhado por muco e tecido do revestimento interno do útero e a sua duração varia de mulher para mulher podendo chegar aos 3 meses.
Como é o aspeto do sangramento normal no pós-parto?
A aparência dos lóquios muda ao longo do tempo e não deverá preocupar-se com isso. Inicialmente, pode ser abundante e vermelho (especialmente durante a noite) e acompanhado por pequenos coágulos.
Gradualmente a cor adquire uma tonalidade rosada e mais clara até ficar apenas um corrimento ligeiro branco ou amarelado (por volta do 10º dia após o nascimento do bebé).
Como me proteger contra infeções?
A higiene íntima é fundamental para afastar infeções e outras complicações. Use produtos de higiene neutros e limpe-se com suavidade, sempre da frente para trás para evitar a contaminação da vagina.
É recomendado usar pensos higiénicos e nunca tampões pois estes aumentam o risco de infeção e podem causar dor ou irritação vaginal, mesmo se não teve um parto vaginal.
Nas primeiras noites poderá ter necessidade de usar absorventes noturnos e mudar de penso com alguma frequência. É importante que o faça sempre que necessário para manter a zona vaginal seca e limpa.
Descansar, não fazer esforços, não pegar em pesos são outros conselhos gerais para uma recuperação mais rápida e sem complicações.
Quando me preocupar com o sangramento no pós-parto?
Perante certas alterações no sangramento ou se acompanhado por outros sintomas, deve procurar ajuda médica imediata para correto diagnóstico e tratamento. Entre os sinais de alerta, encontram-se os seguintes:
- Quando tem de mudar de penso de hora a hora;
- Sangra grandes coágulos de sangue;
- Perda de sangue vermelho-vivo;
- Aumento do fluxo de sangue após a segunda semana pós-parto;
- Cheiro vaginal intenso e desagradável;
- Temperatura superior a 37,8º C durante mais do que um dia;
- Dores abdominais fortes entre 4 a 7 dias após o parto.
Estes sintomas podem indicar uma infeção ou pode ser um resto de placenta que ficou dentro do útero. Os antibióticos tratam a infeção mas terá que fazer uma ecografia para verificar se resta algum fragmento da placenta na cavidade uterina ou para ver se o útero está a sarar bem.
Se houver algum resto de placenta no útero terá de fazer uma dilatação e raspagem (curetagem) para limpar o interior do útero.
Como é feita a raspagem?
A curetagem, ou aspiração, implica a dilatação mecânica do colo do útero para acesso à cavidade uterina. Após a dilatação, o útero é esvaziado por sucção, raspagem, ou ambos os procedimentos.
Quando volta a menstruação após o parto?
A primeira menstruação após o parto pode aparecer 8 a 16 semanas depois do nascimento do bebé nas mulheres que não amamentam sendo imprevisível nas mulheres que amamentam. Contudo, este tempo varia de mulher para mulher.
Para evitar uma gravidez indesejada deve planear um método contracetivo com o seu médico mesmo que esteja a amamentar uma vez que a amamentação não impede uma nova gravidez (ver Evitar engravidar logo no pós-parto).
Quando posso voltar a ter relações sexuais?
No geral, recomenda-se aguardar cerca de 4 semanas para iniciar a vida sexual, o tempo médio necessário para a mulher recuperar do parto (seja por cesariana ou parto normal).
Contudo, não há um tempo definido para a primeira relação sexual no pós-parto sendo que esse momento acontece quando a mulher se sentir pronta. A abordagem mais conservadora recomenda esperar 6 semanas para reiniciar a vida sexual, com penetração para minimizar o risco de infeções.
Saiba mais sobre os cuidados nos primeiros dias pós-parto e os sinais de alerta no pós-parto.
LEIA TAMBÉM
(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});