O ácido úrico é um composto presente no sangue, que deriva do metabolismo das proteínas (as purinas) e que é eliminado pela urina. Conheça os alimentos que aumentam o ácido úrico.
O valor normal de ácido úrico no sangue (uricemia) é de aproximadamente 5 mg/dl, contudo há situações em que os níveis) estão elevados.
Nestes casos, chamados hiperuricemia, é necessário acompanhamento médico e nutricional para evitar o desenvolvimento de doenças como gota (prevalência a aumentar), artrite, pedras no rins e doença cardiovascular.
Quais são as causas de ácido úrico em excesso?
Os níveis elevados de ácido úrico podem ter duas causas distintas:
- Genética: há uma tendência familiar e hereditária para os níveis elevados de ácido úrico.
- Fatores ambientais: onde se incluem a obesidade, o consumo elevado de bebidas alcoólicas e dietas hiperproteicas sem controlo (consumo de proteína em excesso).
Alimentos que aumentam o ácido úrico
1. Bebidas alcoólicas
O metabolismo do etanol (álcool) faz com que haja uma menor excreção urinária de ácido úrico, e consequentemente um aumento dos seus níveis no sangue.
Este efeito é maior com o consumo de cerveja do que com o consumo de vinho, porque a própria cerveja tem purinas que potenciam ainda mais o efeito do álcool.
2. Molhos e caldos de carne
Os molhos (como concentrados de tomate) e os caldos de carne (por exemplo cubinhos de caldo de galinha) têm uma elevada quantidade de purinas e por isso devem ser evitados.
Adicionalmente estes também não devem entrar numa alimentação saudável já que frequentemente têm quantidades elevadas de sal.
3. Vísceras
As vísceras como o fígado e as moelas (por exemplo) têm uma elevada quantidade de purinas, sendo este inclusivamente maior quando são cozinhadas.
Assim o consumo de vísceras deve ser muito limitado por quem tem níveis elevados de ácido úrico.
4. Marisco (moluscos e crustáceos)
O marisco também tem quantidades elevadas de purinas, sendo particularmente de evitar o mexilhão e o choco.
5. Carne e peixe
A carne (incluindo aves) e o peixe, por serem fontes de proteína por excelência também devem ser moderadas.
É particularmente importante evitar a carne picada e carnes jovens (vitela, leitão) e no peixe espécies como a sardinha e a anchova já que têm alto conteúdo em purinas.
6. Queijos curados
Tal como as vísceras também os queijos curados também apresentam um teor considerável em purinas, pelo que o seu consumo deve ser evitado/ moderado.
Conheça também os alimentos que baixam o ácido úrico.