O ganho de peso aconselhado na gravidez varia de acordo com o IMC (Índice de Massa Corporal) da mulher antes de engravidar e do seu estado nutricional pré-gestacional. Mas será normal perder peso na gravidez?
Algumas mulheres com excesso de peso antes de engravidar podem perder alguns quilos na gestação ou podem ganhar menos peso comparativamente com outras mulheres grávidas com a mesma idade gestacional.
Mas também pode acontecer perder algum peso no 1º trimestre, devido aos enjoos e vómitos, que tendem a ser mais fortes e intensos numa primeira gravidez.
Contudo, a maioria das mulheres grávidas que sofrem estes incómodos acabam por recuperar o peso nos dois trimestres seguintes. Em situações graves que provocam desidratação e carência nutricional como vómitos excessivos (hiperemese gravídica) ou bulímia, o acompanhamento médico especializado é vital para garantir a saúde da mãe e do bebé.
Lembre-se que a perda de peso na gravidez considerada aceitável só pode ser corretamente avaliada pelo médico que a acompanha nas consultas pré-natais.
É normal perder peso na gravidez?
Baixo peso ou peso a mais antes de engravidar
O ganho de peso recomendado é diferente para as mulheres excessivamente magras (abaixo do peso recomendado) e para as obesas (com peso acima do recomendado).
Se não fez uma consulta antes de engravidar, o seu IMC (peso x altura) será calculado na 1º consulta pré-concecional (antes das 12 semanas) e, a partir dai, o seu médico irá fazer as necessárias recomendações para uma gravidez saudável. Este cuidado é válido tanto para grávidas com baixo peso como com peso a mais.
Quanto mais acima do peso ideal estiver antes de engravidar, menos peso deve ganhar ao longo da gestação. Por exemplo, se tiver peso a menos o ganho de peso deverá ser entre 12,5 a 18 kg mas em caso de obesidade recomenda-se ganhar menos de 6 kg.
Para onde vai o peso na gravidez?
O peso na gravidez não traduz apenas o crescimento do bebé. Para além dele, o peso é distribuído por outros elementos importantes, nomeadamente:
- 2,5 – 4,5 kg bebé
- 450 gr placenta
- 900 gr líquido amniótico
- 1 kg útero e músculos maternos
- 1,8 kg volume do sangue materno
- 1 – 1,5 kg tecido mamário
- 2 – 3,5 kg depósito de gordura para a amamentação
Perder peso na gravidez e tamanho do bebé
Perder peso na gravidez pode ser normal na fase inicial, altura em que perder ou manter o peso anterior à gestação não influência a saúde nem o desenvolvimento do bebé. Contudo, a partir do 2º trimestre, o bebé precisa de nutrientes suficientes para engordar a um ritmo constante e regular.
O ganho de peso não significa necessariamente que o bebé seja grande e pesado. O peso do bebé ao nascer depende de vários fatores como a genética, o tipo de alimentação que você faz e o peso que tinha antes de engravidar.
Dependendo desses fatores, um aumento de peso de 16 a 18 kg pode resultar num bebé com 2,7 a 3,2 kg, enquanto um aumento de 11,5 kg pode resultar num bebé com 3,6 kg, aproximadamente.
Perder peso no final da gravidez
No final da gravidez, também é possível que peca algum peso, cerca de 1 kg a 1,5 kg. A estabilização ou mesmo a perda de peso é normal e deve-se ao facto de o seu corpo se estar a preparar para o trabalho de parto. O líquido amniótico começa a diminuir, a transpiração aumenta e pode ter mais episódios de diarreia.
Veja como ultrapassar os enjoos e falta de apetite na gravidez, como o baixo peso ao nascer pode influenciar a saúde do seu bebé e os nutrientes essenciais na gravidez e na amamentação.