Por vezes, pode ser diagnosticada uma complicação na gravidez como é o caso do cordão umbilical com dois vasos. O cordão umbilical é a ligação entre a placenta e o feto durante a gravidez e, em cerca de 1% das gestações de um só bebé e em 5% nas gestações de gémeos o cordão umbilical pode ter apenas dois vasos: uma veia em uma artéria.
As mulheres de raça branca, as que têm mais de 40 anos, as grávidas de gémeos e as que sofrem de diabetes apresentam uma taxa de risco superior para desenvolver este problema.
Os bebés femininos têm mais probabilidades de serem afetados por um cordão umbilical com dois vasos do que os do sexo masculino.
Cordão umbilical com dois vasos
Cordão umbilical com dois vasos: o que é?
Num cordão umbilical normal, existem três vasos sanguíneos:
- Uma veia umbilical (que traz nutrientes e oxigénio ao bebé) e
- Duas artérias umbilicais (que transportam produtos a serem eliminados do bebé para a placenta e o sangue maternos).
Contudo, em algumas gestações, o cordão umbilical só tem dois vasos sanguíneos: uma veia e uma artéria.
Sintomas do cordão umbilical com dois vasos
Este problema não apresenta sintomas nem sinais e só é detetado durante a realização de uma ecografia.
Um cordão umbilical com dois vasos afeta o desenvolvimento do bebé?
Na ausência de outras complicações, um cordão umbilical com dois vasos não representa perigo para o desenvolvimento do bebé nem para a continuação da gravidez.
A restrição do crescimento do bebé poderá ser uma consequência do cordão umbilical com dois vasos pelo que a gravidez será acompanhada de perto pelo obstetra.
Placenta e cordão umbilical: sistema de apoio à vida
Durante a gestação, o bebé em desenvolvimento é alimentado através da placenta, um órgão em forma de disco que se desenvolve durante as primeiras dez semanas de vida.
Com cerca de 18 cm de diâmetro e meio quilo de peso, tem uma superfície exterior (maternal) dividida em lóbulos de vilosidades coriais e minúsculos vasos sanguíneos.
A circulação de sangue de e para estes vasos sanguíneos é feita a partir da veia e da artéria uterina da mãe. A superfície interior da placenta é coberta por uma membrana, o âmnio, e tem uma série de vasos minúsculos que irradiam do centro do cordão umbilical para fora.
O cordão umbilical, liga e estende-se do umbigo do feto à placenta, contém vasos sanguíneos que levam o sangue de e para o bebé.
A placenta tem um papel de reservatório e de filtro. As células da superfície materna enchem-se de sangue e, a partir deste reservatório, os vasos sanguíneos da superfície embrionária recebem oxigénio e nutrientes necessários ao crescimento do bebé. Ao mesmo tempo, os produtos residuais são retirados dos vasos sanguíneos do embrião.
A placenta também substitui o trabalho do corpo lúteo, produzindo estrogénio, progesterona e outras hormonas, das quais depende o sucesso da gravidez.
Saiba o que acontece na 1ª semana do desenvolvimento embrionário e acompanhe o crescimento do bebé durante a gestação semana a semana.
Utilize a nossa calculadora da gravidez para calcular a idade da sua gravidez e descobrir a data provável para o parto.