Em pleno segundo trimestre, muitos dos incómodos iniciais da gravidez ficam para trás. O aumento de peso começa a ser mais evidente. O seu bebé está em pleno desenvolvimento e começa a acumular gordura sob a pele ainda fina e frágil. Conheça as principais recomendações sobre a alimentação da grávida das 17 às 20 semanas.
Alimentação da grávida das 17 às 20 semanas
Pergunta do mês
A prisão de ventre é normal durante a gravidez?
Sim, a prisão de ventre é um sintoma normal, particularmente por volta da 20ª semana. Existem vários fatores que contribuem para a obstipação da grávida como por exemplo:
- As alterações hormonais (o aumento da hormona progesterona faz com que os músculos, incluindo os do intestino, relaxem e o transito intestinal aumente);
- As alterações no estilo de vida (com diminuição da atividade física e diminuição da motilidade intestinal) e o
- Uso de suplementos, que têm, muitas vezes, a obstipação como efeito secundário.
Nutriente em destaque na alimentação da grávida das 17 às 20 semanas
Fibra
A fibra tem inúmeros benefícios para saúde e para a alimentação da grávida, entre eles o controlo da saciedade, a diminuição do colesterol e o controlo da diabetes.
Contudo, particularmente nesta fase da gestação em que a prisão de ventre é muito frequente, assume um papel ainda mais importante.
A fibra é essencial para a regulação do trânsito intestinal e para a manutenção da a saúde da flora intestinal (já que atuam como prebióticos para estimular a atividade das bactérias (benéficas) da flora intestina).
De entre os alimentos ricos em fibra destacam-se os cereais integrais, as frutas, os vegetais, as leguminosas (como feijão, grão, ervilha) e os frutos gordos (como noz, amêndoa e avelã).
4 Conselhos na alimentação da grávida das 17 às 20 semanas
1. Beber água
O aumento do consumo de fibra é essencial para a regulação do trânsito intestinal, mas só é realmente eficaz se também aumentar o consumo de água. As fibras absorvem uma grande quantidade de água, sendo necessária uma ingestão adequada para que estas exerçam a sua ação.
2. Atenção aos vegetais fora de casa
Apesar de se recomendar o aumento de alimentos ricos em fibra, evite as saladas e fruta preparada (descascada) fora de casa pois existe o risco de transmissão de toxoplasmose.
3. Sopa, o alimento perfeito
Para esta fase, a sopa é o alimento perfeito pois reúne três benefícios: água, fibra e segurança microbiológica (vegetais cozidos).
4. Água com gás
Nesta fase ainda se podem manter alguns enjoos, pelo que a água com gás pode ser uma ajuda nas alturas de mais náuseas, permitindo ao mesmo tempo a hidratação da mãe.
Utilize a nossa calculadora da gravidez para calcular a idade da sua gravidez e descobrir a data provável para o parto.