O primeiro sorriso social, aquele que o bebé dirige aos pais espontânea e intencionalmente, aparece por volta do mês e meio de idade. Algures entre o quarto e o quinto mês, o bebé presentei-a os pais com a sua primeira gargalhada. Mas o que faz rir um bebé?
Que faz rir um bebé?
Por volta dos 3 – 4 meses, o bebé dá a sua primeira gargalhada quando a mãe faz alguma coisa. O bebé quebra o seu silêncio e começa a comunicar. Para os pais, esta é uma fase de absoluto deslumbramento.
A mãe volta a repetir o estímulo e o bebé volta a rir, com a cara a iluminar-se enquanto olha o rosto materno. O bebé está feliz, descontraído e contente e demonstra-o sorrindo.
Por vezes, o primeiro riso acontece quando a mãe se aproxima dele, faz uma careta e diz “cucu!”; ou quando finge deixar o cair o bebé, para depois o agarrar rapidamente e o apertar nos seus braços; ou quando esconde a cara no peito do bebé; ou quando bate palmas à frente do bebé; ou quando pega nele ao colo e dá uma volta com ele no ar.
Se o bebé se sentir seguro, lança uma gargalhada de prazer mas se o movimento ou a ação for demasiado brusca ou o assustar, depressa começa a chorar. Abraçado e acarinhado, o bebé recompõe-se rapidamente e recomeça novamente a rir se a brincadeira for realizada com mais cautela.
Sorrir e dar gargalhadas são formas de o bebé demonstrar que está feliz e de reagir a estímulos externos com satisfação enquanto o choro demonstra o oposto; o bebé não gostou ou não compreendeu o que se passa à sua volta e demonstra o seu desagrado ou desconcerto, chorando.
Sorrir é uma forma de sociabilizar e de comunicar emoções. Quando o bebé começa a sorrir e a dar gargalhadas, é um sinal de que está a tentar interagir com o outro e com o mundo que o rodeia, que compreende e acha piada a determinados acontecimentos. O bebé começa a desenvolver o seu sentido de humor que estará na base do seu desenvolvimento futuro.