O método de parto Leboyer, baseia-se na teoria do parto sem violência do obstetra francês Frederick Leboyer, e propõe uma série de procedimentos para tornar o nascimento mais tranquilo como luz discreta, música suave e um banho quente para o recém-nascido.
Também é a este obstetra que se deve a introdução da massagem shantala na Europa. Segundo ele, a prática milenar indiana de massajar os bebés, reunia uma série de vantagens para o bebé como a diminuição do choro e das cólicas e a promoção do sono e do relaxamento.
Parto Leboyer
O parto Leboyer, também conhecido como parto sem violência, é um método que concentra a experiência do nascimento no conforto do bebé. O seu objetivo é o de facilitar a transição do útero materno para o ambiente exterior e diminuir o impacto negativo que o parto provoca no recém-nascido.
Como é feito o parto Leboyer?
O método para nascer Leboyer sugere uma série de procedimentos que visam criar um ambiente menos agressivo e menos hostil para o bebé.
No parto
- Criar um ambiente tranquilo e relaxante com música suave;
- Usar luz discreta para tornar mais gradual e menos chocante a transição do útero escuro para o mundo exterior ofuscante.
Após o nascimento
- Fazer uma massagem suave para estimular o funcionamento dos pulmões em alternativa à palmadinha nas costas;
- Manter a ligação física entre a mãe e o bebé enquanto se conhecem pela primeira vez – o cordão umbilical só é cortado quando pára de pulsar para facilitar a transição da respiração;
- Dar um banho quente ao recém-nascido para o sossegar e suavizar a transição de um ambiente aquoso para um ambiente seco.
Nascer pelo ponto de vista do bebé
Leboyer defendia que o ambiente em que o bebé nasce deve ser o mais aproximado possível do útero: quente, acolhedor e silencioso. Para além disso, o bebé é embrulhado logo após o nascimento e colocado nos braços da mãe, incentivando a amamentação precoce.
O primeiro banho pode ser dado pelo pai, perto da mãe, e o bebé é colocado num berço ao lado da cama da mãe. Segundo o obstetra, esta proximidade facilita a amamentação, diminui o stress do bebé e permite reforçar o laço afetivo pais / bebé e vice-versa.
O parto Leboyer é indicado para grávidas tranquilas e cuja gestação decorreu sem problemas. Pode ser realizado por via vaginal normal, na água, ou por cesariana.
Saiba quando o seu bebé começa a ouvir durante a gravidez e a reconhecer os primeiros sinais do início do parto.