A alergia alimentar é uma reação que ocorre quando o organismo reconhece erradamente um alimento como sendo um agressor. Saiba como reconhecer os sinais e sintomas de alergia alimentar no bebé. Pela Dra. Inês Pádua, nutricionista.
Sinais e sintomas de alergia alimentar no bebé
O que é uma alergia alimentar?
A alergia alimentar é uma reação que ocorre quando o organismo reconhece erradamente um alimento como sendo um agressor (como se fosse um vírus, por exemplo). Na alergia alimentar, ao contrário das intolerâncias alimentares, está assim envolvido o sistema imunitário.
Os bebés podem nascer com alergia alimentar?
Não. Embora se saiba que pode existir uma predisposição genética para desenvolver alergia alimentar (ou outra doença alérgica), os bebés não nascem com a doença.
Para existir uma reação de alergia a um alimento tem que existir primeiro uma sensibilização (um primeiro contacto com o alimento) e só numa próxima exposição (novo contacto com o alimento) são desencadeados os sintomas.
Contudo, é importante referir que não tem que ser na exposição imediatamente a seguir, tendo em conta que é possível desenvolver-se uma alergia a algo que sempre se consumiu (mesmo em adulto).
Quando e como aparecem os sintomas de alergia alimentar no bebé?
Os sintomas de alergia alimentar no bebé podem surgir poucos minutos até algumas horas após a ingestão do alimento, podendo manifestar-se de várias formas.
Os sintomas podem aparecer quando o bebé consome / ingere o alergénio e também quando este é inalado (vapor ao cozer o alimento, por exemplo) ou por contacto direto com a pele.
Quais são os sintomas de uma alergia alimentar?
Os sintomas de uma alergia alimentar podem ser ligeiros, moderados ou graves e podem incluir:
Sintomas cutâneos
- Como urticária, comichão e sensação de aperto na garganta.
Sintomas gastrointestinais
- Como vómitos, dores abdominais e diarreia.
Sintomas respiratórios
- Como pieira ou “gatinhos” e dificuldade em respirar.
Sintomas cardiovasculares
- Como diminuição da pressão arterial e perda de consciência.
É importante reter também que:
- Os sintomas e a sua gravidade não podem ser previstos pela reação anterior (ou seja, não é pelo bebé ter sempre apenas sintomas cutâneos que numa próxima reação não poderá ter também sintomas respiratórios).
- Os sintomas podem ocorrer de forma isolada (apenas cutâneos, por exemplo), combinada (sintomas cutâneos e respiratórios) ou generalizada (como acontece numa anafilaxia).
O que é uma anafilaxia?
Uma anafilaxia, ou reação anafilática, é uma reação alérgica rápida, generalizada e potencialmente fatal, que se caracteriza geralmente por manifestações da pele associadas ao início rápido de dificuldade respiratória e/ou circulatória.