Ainda falta muito tempo para o seu bebé ir para a escola mas não se deixe enganar. Ele já estuda o mundo que o rodeia com grande intensidade. Os bebés aprendem muito mais do que aparentam. No primeiro ano de vida, o seu bebé vai passar por etapas fascinantes que servirão de base para aprendizagens cada vez mais complexas. Conheça alguns dos marcos da aprendizagem no primeiro ano de vida para estimular e incentivar as conquistas do seu bebé.
Tenha em mente que cada criança se desenvolve ao seu próprio ritmo e que os marcos da aprendizagem no primeiro ano de vida abaixo, são indicativos. Se tiver alguma preocupação relacionada com o desenvolvimento do seu filho, deverá sempre consultar o pediatra ou o médico assistente.
Marcos da aprendizagem no primeiro ano de vida
Nos primeiros anos de vida, o seu filho vai evoluir imenso. Observar as descobertas e a forma como as crianças se desenvolvem e crescem a caminho da autonomia, como formam e expressão a sua personalidade única está entre as maiores recompensas que os pais podem retirar da experiência da parentalidade.
Apesar dos fatores genéticos serem muito importantes para o desenvolvimento da inteligência, um ambiente rico e variado durante a infância aumenta a probabilidade de o seu filho se tornar num adulto criativo, ativo, inteligente, sensível e responsável.
2 Meses: Compreender a relação causa / efeito
O seu bebé perdeu o aspeto de recém-nascido. A pele está mais esticada e lisa. Está cada vez mais consciente do seu corpo e dos seus movimentos.
Quando tem um brinquedo ou um objeto na mão, o bebé foca-se nele e segue-o com os olhos. Como a coordenação ocular ainda está em desenvolvimento, pode ter a sensação que ele troca os olhos quando tenta focar o brinquedo.
Como os músculos dos braços estão mais fortes, o bebé agarra o brinquedo e, se o tentar tirar das suas mãos, é bem provável que sinta alguma resistência. Os movimentos das pernas e dos braços intensificam-se. Perante um mobile com música ou com bonecos apelativos, o bebé reage mexendo-se e levantando os braços para os tentar tocar. Assim, a brincar, o seu bebé prepara-se para observar e interpretar o mundo. Está a aprender com a experiência.
Os bebés mais pequenos prestam mais atenção às expressões faciais do que aos objetos. A forma como os seus lábios se mexem quando fala ou canta para ele, a troca de olhares, o toque, o aconchego, os segredos que lhe faz aos ouvidos são tudo formas de estimular a sua conversão, visão e interação social.
As expressões faciais são mesmo uma forma privilegiada de o bebé compreender a relação causa / efeito. Quando o bebé sorri e você sorri de volta, ele percebe que a sua ação tem uma consequência. O mesmo acontece quando chora. Ao chorar, o bebé chama a atenção dos pais.
3 Meses: Reage de modo diferente a sons e à voz
A voz humana representa o modo de comunicação mais próximo e estimulante para os bebés. Vários especialistas têm vindo a defender a importância do estímulo ainda no ventre. Cantar e falar com o bebé ajudará a criar um vínculo emocional forte entre o bebé e a mãe após o nascimento (ver Sabe porque deve cantar para o seu bebé?).
Base das relações sociais e do desenvolvimento emocional, a voz e a música expressam sentimentos, estados de humor e permitem-nos comunicar de forma distinta. Para os bebés, a voz da mãe é um dos principais objetos de conforto. Transmite afeto e segurança.
Use diferentes tons de voz. Emite os sons com que o seu bebé a vai prendando. Responda-lhe com um sorriso. Cante, dance, embale-o nos seus braços.
4 Meses: Reconhece o seu próprio nome
Por volta dos 4 meses de idade, o bebé começa a olhar quando chamam o seu nome. Apesar de estar a tento desde muito cedo à fonte dos sons, olhando em sua direção, nesta fase, presta especial atenção ao seu nome (ver Fases do desenvolvimento da linguagem).
A aquisição desta competência demonstra que o bebé é capaz de se focar e de distinguir diferentes sons. Claramente, ele distingue o seu nome de outros os outros sons. Apesar da tentação de “falar à bebé“, pronuncie as palavras corretamente quando fala com ele. Isto ajudará a que distinga os sons e as diferentes entoações das palavras.
6 Meses: Começa a distinguir diferentes intenções
Com 6 meses, o seu bebé é um ser incrivelmente social. Um estudo realizado por investigadores da York University, de Toronto, Canada, demonstrou que, aos 6 meses, os bebés conseguem distinguir entre um adulto não consegue fazer uma coisa ou que não a quer fazer. Neste estudo, os bebés reagiam de modo diferente quando o adulto não lhe conseguia dar um brinquedo ou quando o aproximavam e afastavam intencionalmente.
Esta observação vem confirmar a importância de se estar focado quando se interage com o bebé. Pode não ser fácil, mas resista à tentação de estar ao telefone ou de enviar mensagens de texto quando está a alimentar o seu bebé ou a cuidar dele. Dedique-lhe toda a atenção. O seu bebé é inteligente o suficiente para perceber a diferença entre a atenção ou a indiferença.
9 Meses: Gesticular
Outro dos marcos da aprendizagem no primeiro ano de vida é o enorme desenvolvimento motor do seu bebé. O gradual fortalecimento muscular será a base para uma série de aptidões como gatinhar, andar, pegar nos brinquedos, na colher ou no copo de água.
Entre os 9 e os 12 meses, o bebé começa a usar o seu corpo para demonstrar emoções e comunicar. Acena as mãos para dizer “adeus”, aponta para os objetos que deseja, abana a cabeça para dizer “não”. Gesticular e apontar demonstra o enorme desejo de comunicar do bebé. Ele quer ser compreendido e de se expressar de modo a que os adultos o percebam.
Este é o momento ideal para começar a repetir palavras ao mesmo tempo que aponta para os objetos ou para partes específicas do corpo. Isto ajudará o seu filho a relacionar as palavras com o respetivo significado. Os movimentos chamam a atenção e a repetição ajuda o bebé a compreender o significado das palavras.
Gesticular é parte integrante do desenvolvimento da linguagem e não precisa de criar momentos específicos para o fazer. As rotinas do bebé são ideais. No banho (ao descrever as peças de roupa quando o despe e o que está a fazer), na alimentação (quando o incentiva a comer mais uma colher de sopa e lhe diz como está saborosa e nutritiva), em viagem (quando conta como foi o seu dia ou cantam uma música), ao brincar (quando nomeia os brinquedos, as cores, as formas), por exemplo.
12 Meses: As primeiras palavras
O seu bebé continua a perceber muito mais palavras do que aquelas que consegue dizer. Nos próximos meses, o seu vocabulário irá torna-se cada vez mais rico e diversificado. Responda-lhe entusiasticamente quando ele fala para si. Vejam livros em conjunto (descreva as figuras, as cores, as formas, os nomes dos animais, os sons que imitem, os ambientes onde vivem, invente histórias à volta das imagens, etc.).
Lembre-se que cada momento que passa com o seu bebé é uma fonte de inspiração para ele e um estimulo para aprender. Muitos do marcos da aprendizagem no primeiro ano de vida do seu bebé são vividos em conjunto, consigo e pelo convívio e a atenção que dedica ao seu bebé.
Aqui apresentam-se as competências esperadas do desenvolvimento físico do bebé numa determinada idade. No entanto, pode estar mais avançada em algumas áreas e menos noutras, sem que isso represente motivo de preocupação ou algum sinal de atraso de desenvolvimento. Esta informação é apenas um guia para os ajudar a decidir o que fazer para estimular e ajudar o vosso filho a crescer saudável, feliz e com vontade de aprender.