A alimentação do bebé é central para o seu crescimento e saúde e por este motivo causa muita ansiedade nos pais. O que fazer quando o bebé recusa leite materno? Devo parar com a amamentação? Que soluções existem? Saiba tudo neste artigo.
Porque é que o bebé recusa leite materno?
Existem diversas razões que podem estar a levar à recusa do leite materno, entre elas:
Pega incorreta
Uma pega incorreta pode comprometer a sucção do leite fazendo com que esta se torne tão difícil que o bebé simplesmente “desiste” de o fazer.
Dores na zona oral ou orofaríngea
Dores na zona da boca (particularmente na altura de nascimento dos dentes), ouvidos e garganta ou até alterações da respiração (nariz entupido) podem fazer com que o bebé recuse a amamentação.
Nipple confusion
Nipple confusion é o nome dado à diferença na facilidade da mamada entre o biberão ou na mama da mãe. Caso o bebé seja alimentado também através de um biberão, pode acabar por recusar o aleitamento materno, já que o biberão tem um fluxo mais cadente, mais rápido e que dá menos trabalho.
Refluxo
O refluxo gastrointestinal é uma situação comum nos bebés que provoca desconforto e até dor. Assim, é possível que particularmente nos bebés mais crescidos comece a existir alguma associação entre o ato de mamar e a ocorrência de refluxo levando à recusa.
Ambiente e rotina
Alterações no ambiente durante a mamada, como sons e luzes, podem fazer com que o bebé (particularmente os mais crescidos) se distraiam e recusem mamar.
Adicionalmente, mudanças na rotina do bebé, como a separação da mãe quando esta volta ao trabalho, também podem levar à recusa do leite materno.
Devo parar com a amamentação?
Não! A menos que essa seja a sua vontade e/ou necessidade, não deve parar com a amamentação. Existem algumas soluções e estratégias que pode adotar de forma a que o seu bebé volte a mamar antes de desistir.
Que estratégias existem para quando o bebé recusa leite materno?
Procurar apoio especializado
Os enfermeiros e os conselheiros de amamentação são os profissionais mais habilitados para ouvir as suas dúvidas e para a ajudar a adotar posições corretas para que possa, juntamente com o seu bebé, desfrutar e aproveitar a amamentação.
Expor a situação ao pediatra
Qualquer alteração que a preocupe na rotina do seu bebé, particularmente uma recusa alimentar, deve ser comunicada ao pediatra de forma a que possa ser avaliada a situação. O pediatra poderá assim fazer o diagnóstico de alguma condição que exista e indicar-lhe o tratamento adequado.
Biberão adequado
Já existem disponíveis biberões que evitam o nipple confusion, sendo preferíveis para bebés que continuem a ser amamentados. Pode também optar por habituar o bebé, desde cedo, aos copinhos e colheres infantis.
Ambiente tranquilo
Procure dar de mamar num lugar tranquilo e sem grandes fontes de distração. Não quer dizer que não o possa fazer em qualquer lugar, mas será importante para reverter a recusa.
Momentos mãe-filho
Se voltou ao trabalho ou se teve que se separar do seu bebé por mais tempo, procure cultivar momentos mãe-filho. Mesmo que o seu filho se recuse a mamar, ponha-o na mesma em contacto com a sua pele e deixe que ambos fiquem a aproveitar o momento!