A Marta Cyrne Carvalho é blogger e mãe de uma das bebés mais adoráveis da internet: a Carminho de 1 ano. A Marta é licenciada em Direito e pós-graduada em Consultoria de Imagem. Contudo sempre trabalhou em Comunicação e Organização de Eventos, tendo actualmente a sua própria empresa de ações de promoção, organização de eventos e marketing de influência a MCC Eventos.
Que palavra escolheria para se definir enquanto mãe?
Dedicada.
O que mudou na vida com a chegada da sua filha?
A minha vida deu uma volta de 360 graus, como seria de esperar. Tenho menos momentos só meus e a dois, que prezava bastante, mas os momentos a três são incríveis e compensam! Não me consigo dedicar ao meu trabalho como gostaria, mas tomei a decisão de ficar com a Carminho em casa e já aceitei que o meu tempo tem de ser repartido. Mas apesar de tudo não trocava a minha nova vida por nada, sinto-me profundamente feliz e realizada.
Qual é para si o maior desafio na vida de uma mãe?
O maior desafio é, sem dúvida, organizar o tempo para conseguir fazer tudo. Tratar dos filhos, cuidar da casa, dar atenção ao marido e aos amigos, e trabalhar. Não é nada fácil! Mas sou uma mulher organizada e regrada, e acho que estou a conseguir dar conta do recado. Pelo menos estou a dar o meu melhor.
Conte uma história caricata, que tenha marcado a sua maternidade até agora.
O meu marido é daqueles que têm pânico de sangue, ambientes de hospital, e coisas do género. Tínhamos combinado que no dia do parto ia tudo acontecer naturalmente, e ele ia decidir na altura se queria assistir ou não. Tínhamos quase a certeza que ele não ia conseguir. Mas chegou o dia, fomos para o hospital às 2 da manhã e estivemos de direta até ao dia seguinte, e ele revelou-se! Contou as contrações durante as 4 horas de trabalho de parto, e não saiu do meu lado até voltarmos os 3 para o quarto. A voz dele durante o parto, a dar-me força, ficou marcada na minha memória. Assim como as primeiras palavras dele depois de ela nascer, ainda no bloco: “ela é linda, é linda!!!”. Parecia uma criança!
Em que momento decidiu criar o blog “Marta Cyrne Carvalho”?
Estava a estudar direito e não gostava muito daquilo. Já sabia que não ia seguir a área profissionalmente, mas não queria desistir do curso. Adorava moda e beleza e precisava de um escape. E foi o meu marido (na altura era meu namorado há pouco tempo) que me deu a ideia e me incentivou até eu ter coragem de dar o passo. Na altura ninguém tinha blogues, mas correu muito bem! Mal sabia eu a dimensão que iria alcançar e o impacto que teria na minha vida, na do meu marido e agora na da minha filha. Ficomuito feliz quando penso no que construí. Já nos trouxe muitas coisas boas!
Como descreveria o blog “Marta Cyrne Carvalho”, para quem não o conhece?
Neste momento, é um blog essencialmente sobre maternidade, beleza e lifestyle. Tento ajudar o melhor que posso outras mães, que chegam até mim todos os dias com dúvidas, pedidos de ajuda ou simplesmente à procura de inspiração. Tento que seja um blog que inspire a um lifestyle familiar saudável. E a beleza, que era o tema principal antes de ser mãe, continua a ter uma grande expressão, porque é realmente a minha paixão, e o tema que domino.
Uma coisa boa e uma coisa menos boa que o blog tenha trazido.
Coisa boas já foram muitas! Essencialmente, experiências muito interessantes. Mas o que considero melhor até hoje é o facto de ser reconhecido e me dar um bom rendimento. Acho que nunca me deu coisas más…
Que conselho gostaria de deixar a quem está prestes a ser mãe?
Aquilo que aconselho, e que é difícil de pôr em prática, é que continuem a promover os momentos em casal e com os amigos, sem o bebé, que são tão importantes para nos mantermos felizes e motivados quando o cansaço é muito. Temos sempre tendência para não “abandonar” o bebé com os avós ou babysitter, mas temos de nos forçar a isso. A verdade é que nós sofremos mais que eles, e depois quando saímos acabamos por gostar e faz-nos bem. E quando nós estamos bem, o bebé também está bem.
Obrigada Marta Cyrne Carvalho!