A dor ciática, também designada simplesmente como ciática, é a dor provocada por uma irritação ou compressão do nervo ciático, ou pela pressão da coluna sobre o nervo.
A localização da dor varia de acordo com as raízes do nervo afetadas. É normal ter início na região lombar e irradiar para uma das nádegas, para a parte posterior e externa da coxa, da perna e do pé ou para o primeiro dedo do pé.
Habitualmente está também associada a perda de sensibilidade, sensação de formigueiro, decréscimo da força muscular e intensificação da dor estando de pé ou sentado e ao levantar as pernas.
Quais as causas da dor ciática na gravidez?
A dor ciática na gravidez é um problema frequente, que ocorre, sobretudo, devido ao aumento da curvatura da coluna lombar, derivado ao aumento do volume da barriga, e ao rápido aumento do peso do abdómen e consequente incremento da pressão exercida sobre a coluna vertebral. Estes dois fatores provocam tensão e compressão muscular na região lombar e podem comprimir o nervo ciático nessa zona, conduzindo ao aparecimento da dor ciática.
Ocasionalmente, também a posição do bebé pode ampliar a pressão sobre o referido nervo.
A dor ciática surge mais frequentemente na segunda metade da gestação, quando a mulher, para melhorar o equilíbrio, inclina a pélvis para a frente. Ao adotar esta postura corporal incorreta, pode provocar lesões na zona lombar e, subsequentemente, ter dor no nervo ciático.
Qual o tratamento para a dor ciática na gravidez?
Na gravidez, a dor ciática deve ser tratada com recurso a técnicas de alongamento e relaxamento dos músculos das costas, glúteos e pernas.
Os medicamentos só devem ser utilizados quando a dor for muito intensa e sempre de acordo com indicação médica. A auto medicação na gravidez é desaconselhada devido ao risco de malformação do bebé.
Assim, para ajudar a aliviar a dor ciática poderá:
- Fisioterapia. Sessões de fisioterapia, com recurso de aparelhos, técnicas manuais e aplicação de calor, ajudam a atenuar a dor e a inflamação do nervo ciático. Esta melhora a circulação sanguínea na área afetada e promove o alongamento e relaxamento dos músculos. Além disso, em períodos fora da crise, podem ser feitos exercícios para alongar e fortalecer os músculos. Com o propósito de melhorar o apoio da barriga e, assim, diminuir a dor lombar, podem ser aplicadas fitas específicas;
- Massage as costas e pernas. Uma massagem relaxante, com o auxílio de óleos essenciais ou creme hidratante, ajuda a diminuir a tensão muscular;
- Aplique calor. A aplicação de calor, através do banho ou de compressas, ajuda a aliviar a dor, pois relaxa os músculos;
- Faça terapias alternativas. Combinadas com outros tipos de tratamento, a acupuntura e a reflexologia, por exemplo, promovem o relaxamento muscular, o que diminui a compressão do nervo ciático;
- Faça alongamentos. Os exercícios devem ser feitos, de preferência duas vezes por dia, com o intuito de diminuir a compressão do nervo.
Como prevenir a dor ciática na gravidez?
As crises de dor ciática na gravidez podem ser prevenidas se:
- Praticar exercício físico na gravidez, para robustecer os músculos da região lombar e diminuir a compressão da coluna, sempre sob orientação médica;
- Evitar o aumento excessivo de peso, que pode causar sobrecarga na coluna e, subsequentemente, compressão do nervo ciático;
- Utilizar faixas ou cintas de sustentação, que apoiam a barriga e a coluna lombar e melhoram a postura;
- Adotar uma postura ereta em todas as posições. Se tiver que ficar muito tempo sentada, ponha uma almofada para apoiar as costas. Durante o sono, é aconselhado que a grávida use várias almofadas para acomodar a barriga (uma almofada entre as pernas, quando estiver deitada de lado, ou por baixo dos joelhos quando estiver deitada de barriga para cima).