Fizemos uma pequena pesquisa e adaptámos 5 receitas para mães que amamentam. São simples de confecionar e deliciosas!
O período de amamentação exige muito do organismo da mãe. nomeadamente nutrientes específicos e energia. Claro que pode tomar suplementos alimentares para acompanhar essa fase exigente e estimular a produção de leite materno. Mas também o pode estimular a produção de outra forma: através da sua alimentação.
Sabe que há alimentos que estimulam uma maior produção de leite em mães que amamentam? São receitas fáceis e que incluem, claro, esses ingredientes.
Alimentos que favorecem a produção de leite materno
Escolher amamentar o seu bebé exclusivamente com leite materno nos primeiros meses de vida é, sem sombra de dúvida, o melhor início de vida que lhe pode dar. Mas a amamentação não é tarefa fácil, não obstante ser 100% natural. Podem surgir vários problemas com a amamentação que não serão tratados neste artigo.
Portanto, há que tentar potenciar este processo. E a alimentação, fundamental para uma vida saudável, pode ajudar a aumentar a produção de leite materno.
Seguir uma alimentação equilibrada e variada, repleta de proteínas, cereais integrais, vegetais e fruta é fundamental. Evite o consumo de bebidas alcoólicas.
Há alguns alimentos ou classes de alimentos que podem ajudar. Estes alimentos foram alvo de estudos científicos, cujos resultados sugerem que podem ser benéficos. No entanto é necessária mais investigação para resultados mais precisos. Neste artigo vamos falar alguns desses alimentos e apresentar 4 receitas que incluam alguns. Estes alimentos são:
- Alimentos ricos em proteínas: carne magra, salmão, lentilhas, grão-de-bico, ovos e soja
- Sementes de funcho: em saladas ou as sementes em chá
- Sementes de feno-grego: planta aromática usada como tempero em pratos indianos, noutras misturas de especiarias ou em chá
- Aveia
Vamos agora ver algumas receitas que incluem alguns destes ingredientes.
5 Receitas para mães que amamentam
Salada de salmão com agrião
- Preparação: 15 minutos
- Cozedura: 30 minutos
- Porções: 1
Ingredientes
- 1 posta de salmão
- 2 punhados de folhas de agrião lavadas
- 1/2 abacate
- 1 batata doce média
- 1/4 de chávena de quinoa
- 1 fio de azeite
- 1 colher de sopa de feno-grego
- Sumo de meio limão
- 1 colher de chá de pasta de alho
- Sal e pimenta q.b.
Preparação:
Aqueça o forno a 180º. Numa assadeira coloque a posta de salmão e a batata-doce cortada aos cubos. Regue com um fio azeite, tempere com sal e pimenta. Leve ao forno durante cerca de 30 minutos, vigiando para que não seque ou queime.
Entretanto cozinhe a quinoa em água a ferver temperada com sal, em lume brando e durante cerca de 10 minutos.
Faça o molho para a salada, juntando um fio de azeite ao sumo de limão, alho, sal e sementes de feno-grego. Assim que estiver tudo cozinhado, junte todos os ingredientes e regue com o molho.
Omelete com salsicha de soja
- Preparação: 15 minutos
- Cozedura: 10 minutos
- Porções: 1
Ingredientes
- 2 ovos
- 1 salsicha de soja às rodelas
- 1/4 de chávena de queijo ralado
- 1 colher de sopa de natas
- 1 colher de sopa de manteiga
- 1/2 abacate fatiado
- 2 colheres de sopa de coentros e salsa frescos picados
- Sal e pimenta q.b.
Preparação
Ponha a salsicha a saltear numa frigideira. Entretanto, num recipiente bata os ovos juntamente com as natas e uma pitada de sal.
Na frigideira onde salteou a salsicha adicione um pouco de manteiga e seguidamente verta os ovos batidos. Deixe cozinhar em lume médio. Assim que a parte de baixo da omelete estiver a ficar dourada, reduza o lume. Adicione o queijo ralado, abacate e ervas aromáticas. Cuidadosamente dobre a omelete a meio e deixe terminar de cozinhar. Sirva a omelete com arroz integral e uma salada de canónigos, rúcula e espinafre baby. Para uma refeição mais ligeira, acompanhe com pão escuro com sementes barrado com manteiga.
Batido verde
- Preparação: 5 minutos
- Cozedura: N/A
- Porções: 1
Ingredientes
- 1 copo de leite ou de bebida vegetal
- 2 colheres de sopa de coco (fresco ou desidratado)
- 3 tâmaras sem caroço
- 2 punhados de folhas de espinafre lavadas
- 1 copo de morangos congelados
- 1/2 colher de chá de essência de baunilha
Preparação:
Coloque o leite, coco, tâmaras, espinafre e baunilha no copo da liquidificadora. Processe até obter uma mistura totalmente liquidificada. Adicione os morangos e volte a processar. Acompanhe com a sua salada de salmão e agrião.
Muffins de mirtilo
- Preparação: 10 minutos
- Cozedura: 25 minutos
- Porções: 8
Ingredientes:
- 1 e 1/4 de chávena + 1 colher de sopa de farinha de aveia
- Meia chávena de farinha sem fermento
- Meia chávena de linhaça moída
- 1 e 1/4 de chávena de mirtilos
- 3 colheres de sopa levedura de cerveja
- 1/3 de chávena de mel
- 1/3 de chávena de leite
- 2 ovos
- 2 colheres de sopa de manteiga derretida
- 1 colher de chá de canela
- 1 colher e chá de extrato de baunilha
- 1 colher de chá de fermento
- 1/2 colher de sal
Preparação
Ligue o forno a 180º. Num recipiente misture a farinha de aveia, farinha de trigo, linhaça, levedura de cerveja, fermento, canela e sal. Noutro recipiente misture os ovos, mel, leite, manteiga derretida e essência de baunilha. Bata tudo muito bem. Adicione a mistura de farinhas à mistura dos ovos e combine tudo.
Num recipiente (pode ser o que usou para as farinhas) envolva os mirtilos na colher de sopa de farinha de aveia. Adicione à massa dos muffins que deverá ter ficado muito espessa. Divida a mistura por 8 formas previamente untadas com manteiga. Se quiser pode adicionar mais alguns mirtilos por cima da massa de cada muffin. Leve a massa ao forno pré-aquecido. Os muffins deverão ficar prontos entre 20 a 25 minutos. Para verificar se estão prontos insira um palito no centro de cada muffin que deve sair limpo.
E para terminar…que tal um chá?
Chá para mamãs que amamentam
A hidratação é de enorme importância quando está a amamentar. Por isso, além de água, poderá variar com chá. Pode fazer uma quantidade maior e ir beber ao longo do dia. Se estiver no tempo frio, pode manter o seu chá numa termos e tê-lo sempre à mão ao longo do dia.
Esta receita consiste numa mistura de várias ervas e flores secas a manter guardada num frasco. Este chá é especialmente formulado para mães lactante pois estimula a produção de leite. Senão conseguir arranjar todos os ingredientes, utiliza os que conseguir adquirir. No entanto deve encontrar todos os ingredientes num ervanário ou online.
Ingredientes:
- 1/2 chávena de folhas de framboesa
- 1/2 chávena de folhas de urtiga
- 1/4 de chávena de folhas de alfafa
- 1/4 de chávena de sementes de feno-grego
- 1/4 de chávena de sementes de funcho
- 1/4 de chávena de flores de camomila
- 1/4 de chávena de folhas de dente de leão
Preparação para 1 chávena:
Adicione uma colher de sobremesa da mistura por cada chávena de chá. Deixe em infusão cerca de 10 minutos.
Fontes: Receitas adaptadas de: Healthline, Urban Mommies, Detoxinista, Wellness Mama e What Molly Made.