A alimentação do bebé é central para o seu crescimento e saúde e por este motivo causa muita ansiedade nos pais. O que fazer quando o bebé recusa o leite adaptado? Que soluções existem? E que alternativas?
Porque é que o bebé recusa o leite adaptado?
Existem diversas razões que podem estar a levar à recusa do leite adaptado, sendo que as principais são:
-
Refluxo
O refluxo gastrointestinal é uma situação comum nos bebés que provoca desconforto e até dor. Assim, é possível que particularmente nos bebés mais crescidos comece a existir alguma associação entre o ato de mamar e a ocorrência de refluxo levando à recusa.
-
Marca do leite
Existem bebés que não gostam e que recusam determinadas marcas de leite adaptado. Não existe uma regra geral porque esta recusa varia com os gostos pessoais de cada bebé.
-
Gosto inato
Muitos dos nossos gostos começam a ser determinados desde cedo (mesmo que depois possam mudar com o passar da idade). Assim, é perfeitamente possível que o seu bebé simplesmente não aprecia de leite e que isto se tenha manifestado quando passou a beber leite adaptado (que é produzido a partir do leite de vaca).
Contudo, é importante que também avalie se não se trata de uma situação temporária, algo que frequentemente acontece.
Uma fase de menor apetite, uma fase de alguma doença (gripe, por exemplo) ou até a fase de maior descoberta do mundo que rodeia o bebé (e de mais distração) podem condicionar a recusa do leite.
O meu bebé pode ficar com défices nutricionais por não beber leite?
Se não forem encontradas estratégias para voltar a introduzir o leite ou então alternativas nutricionais é expectável que o bebé possa ficar com alguns défices nutricionais, tendo em conta que o leite é um alimento base nos primeiros tempos de vida (mesmo que o bebé já tenha introduzido alguns alimentos, como a sopa).
O que fazer quando o bebé recusa o leite adaptado?
-
Expor a situação ao pediatra
Qualquer alteração que a preocupe na rotina do seu bebé, particularmente uma recusa alimentar, deve ser comunicada ao pediatra de forma a que possa ser avaliada a situação.
O pediatra poderá assim fazer o diagnóstico de alguma condição que exista e indicar-lhe o tratamento adequado. Existem também alguns comportamentos que podem diminuir a ocorrência de refluxo.
-
Mudar o leite
Umas das primeiras soluções quando o bebé recusa o leite adaptado é mudar a marca do leite que o bebé está a fazer e experimentar outra. Pode sempre pedir amostras às marcas para evitar gastos desnecessários de dinheiro (caso o bebé não se adapte) e não se esqueça que pode dar leites que tenha e que já não vai usar a outras famílias!
-
Papas e outras fontes de cálcio
Muitas vezes, quando se trata de uma situação em que o bebé manifestamente não gosta de leite, a solução passará por encontrar alternativas nutricionais.
A papa láctea é uma opção e, inclusivamente, muitos bebés aceitam também a papa não láctea preparada com leite mesmo que o recusem isoladamente.
Deve também avaliar sempre com o seu pediatra a introdução de outros lácteos como o iogurte e o queijo, vegetais e outras fontes de proteína como carne, peixe, ovo e leguminosas.