Sal, açúcar, sumos naturais, mel, fritos e alimentos fumados. Estes são apenas alguns dos alimentos que não devem ser oferecidos ao bebé no primeiro ano de vida.
A utilização de alguns alimentos ou aditivos, como o sal e o açúcar, na dieta do bebé com idade inferior a 12 meses, aumenta o risco de sobrecarga dos sistemas digestivo e renal, ainda em maturação, tem efeitos negativos no apetite e no sucesso da diversificação alimentar, entre outros.
Para além disso, interferem na correta absorção de nutrientes essenciais e são potencialmente alergénicos quando introduzidos precocemente na alimentação do bebé.
9 Alimentos proibidos antes do 1º ano de vida do seu bebé
1. Sal
O sal de cozinha é um aditivo alimentar (sendo por isso frequente a expressão ?sal de adição?), que não deve ser incluído na alimentação da criança no primeiro ano de vida.
Assume-se que o sal intrínseco dos alimentos (o já está naturalmente presente) é suficiente para as necessidades da criança, sendo importante não sobrecarregar o sistema renal que ainda se encontra em maturação.
Adicionalmente, o sal tem a capacidade de mascarar a palatabilidade de alguns alimentos (como os hortícolas), o que não é de todo desejável quando está a tentar cultivar hábitos alimentares saudáveis.
2. Açúcar
O açúcar é outro aditivo que não deve ser incluído na alimentação das crianças, especialmente durante o primeiro ano de vida.
Assim, não deve ser adicionado açúcar aos alimentos que der ao seu bebé (como o leite, o iogurte ou até mesmo a fruta) e deve limitar ao máximo os produtos processados.
O excesso de açúcar nas crianças, para além de estar associado ao aumento da prevalência de excesso de peso e diabetes, tem ainda um indesejável efeito cariogénico (favorece o aparecimento de cáries nos dentes).
É também importante que retenha que, tal como referido acima, o primeiro ano de vida constitui uma importante janela de oportunidade para a criação de hábitos alimentares saudáveis. Assim a exposição precoce ao açúcar vai criar uma apetência cada vez maior pelo doce o que não é desejável.
3. Sumos naturais
É frequente pensar-se que os sumos naturais são uma excelente escolha para a criança pois têm todos os efeitos benéficos da fruta e de uma forma muito mais fácil de ingerir… Saiba então que esta é uma ideia errada!
Os sumos naturais são desaconselhados no primeiro ano de vida quer pela sua elevada osmolalidade e acidez, quer pelos seus efeitos laxantes, anorexiantes (diminuição do apetite) e cariogénicos.
4. Sumos de fruta não naturais
Os sumos de fruta não naturais também não devem ser incluídos na alimentação do seu bebé durante o primeiro ano de vida, sobretudo porque se inserem no grupo dos alimentos processados e geralmente contêm aditivos como manitol e sorbitol (adoçantes).
5. Mel
O mel será também um dos alimentos a evitar devido ao seu elevado teor em açúcar, o que tem efeitos nefastos como referido acima.
Adicionalmente o mel não deve ser introduzido no primeiro ano do bebé também por questões de segurança microbiológica. O mel pode conter toxinas que o sistema imunitário, ainda imaturo, da criança não consegue combater.
6. Chocolate
Durante o primeiro ano de vida, e seguindo a explicação para a não inclusão de açúcar, não deve dar chocolate ao seu bebé (incluindo chocolate de leite, leite com chocolate ou bolo de chocolate).
De notar que deve protelar a introdução de chocolate e alimentos com chocolate durante os primeiros anos da infância; o seu filho terá muito tempo para experimentar quando for mais crescido!
7. Chás e infusões
Os chás são ricos em compostos denominados taninos que podem interferir com a motilidade intestinal do bebé e com a absorção de minerais provenientes da alimentação.
Adicionalmente será de reter que o chá preto, por exemplo, tem algum teor de cafeína sendo, por isso, contraindicado para bebés.
8. Fritos e alimentos fumados
O excesso de gordura (especialmente saturada) e sal nos alimentos fritos e fumados faz com que seja totalmente contraindicada a sua introdução na alimentação durante o primeiro ano de vida. Estes são também exemplos de alimentos que devem ser evitados ao máximo durante toda a vida, e muito particularmente durante toda a infância.
9. Alimentos com potencial alergénico
Existem alimentos cuja introdução só se preconiza após o primeiro ano de vida. O leite de vaca, os mariscos, amendoins, kiwis e em alguns casos a clara de ovo só se recomenda que sejam introduzidos após os 12 meses devido ao facto de poderem causar alergia alimentar.
- 10 Erros que podem levar seu filho à obesidade logo no 1º ano de vida
- As primeiras sopas do seu bebé
- Leguminosas e sua importância na alimentação infantil
- 12 Dúvidas na diversificação alimentar
- A 2ª fase da diversificação alimentar: dos 6 aos 9 meses
- 12 Dicas para uma alimentação saudável depois dos 12 meses
- 10 Segredos para ajudar o seu bebé a dormir
Bibliografia
Breda, J. Peças, MA. 1, 2, 3, Uma Colher de Cada Vez. Marcador. 2011
Guerra A, Rêgo C, Silva D, Ferreira G, Mansilha H, Antunes H, et al. Alimentação e Nutrição do Lactente. Acta Pediátrica Portuguesa 2012 (2012:43(2):S17-S40)
Mahan, L. H., & Escott-Stump, S. (2008). Krause?s Food & Nutrition Therapy (12th ed.). Canada: Saun-ders Elsevier
Sassetti, L. ?Os Bebés? in Gorduchos e Redondinhas. Coordenação de Professora Isabel do Carmo. Publicações Dom Quixote. 2012