O consumo de fruta é essencial num regime alimentar saudável em qualquer fase da vida. Os seus benefícios para a saúde são públicos: contribui para a diminuição da mortalidade, reduz o risco de diabetes e obesidade (as frutas são um alimento nutricionalmente rico mas pouco calórico) e reduz a incidência de doenças crónicas, como os problemas cardiovasculares e alguns tipos de cancro.
As frutas são sempre uma opção saborosa: de textura agradável e muito aromáticas, fornecem múltiplas vitaminas, água, açúcares naturais (frutose), proteínas e hidratos de carbono. Alimento versátil presta-se a diversas formas de consumo: in natura, seco, como acampamento nas refeições principais, como snack a meio da manhã ou da tarde ou como como sobremesa.
8 Benefícios da fruta
1. Por serem um alimento rico em micronutrientes, fibras, vitaminas e minerais, as frutas são indispensáveis para um crescimento adequado e para manter um bom estado de saúde geral.
2. As frutas são um alimento de fácil digestão, pouco calórico (o que contribui para a manutenção e controlo do peso) e que promove a saciedade sendo, por isso, uma excelente opção para os lanches infantis.
3. As frutas são um alimento perfeito de tão versátil. Podem ser consumidas como sumo, refresco, batidas com leite ou gelado, sorvete, saladas, puré ou acompanhamento de pratos salgados, quentes ou frios, como carnes assadas, peixe, aves, etc. Mas também se prestam a compotas, gelatinas, geleias,… podem ser consumidas ao natural, cozidas ou assadas…
4. As frutas cítricas têm vitamina C (que favorecem a absorção do ferro) e bioflavonoides, que reforçam o sistema imunológico. Os frutos vermelhos (framboesa, amora, morango, groselha, mirtilo, morango silvestre) e alaranjados (laranja, tangerina, toranja) são ricos em betacarotenos, substância considerada anticancerígena.
5. Prefira a fruta da época para preparar os purés do seu bebé ou oferecer in natura. A fruta da época diminui os casos de alergias associados ao abuso de pesticidas. Compre pouca quantidade de cada vez e guarde-a em local fresco. Quando a preparar, faça-o apenas na altura de servir (se ficar ao ar depois de descascada oxida e perde valor nutricional). Use um garfo para a amassar e não um liquidificador. A fruta deve ter alguma textura mesmo para os bebés mais pequenos.
6. Se o seu filho for resistente à fruta ofereça dois copos de sumo natural (cerca de 100 g) diariamente, sempre sem adição de açúcar. Contudo, o sumo de fruta nunca deve substituir uma refeição.
7. Use o poder da fruta a seu favor: para soltar o intestino ofereça frutas cítricas como a laranja, tangerina, melão ou uma banana bem madura. Se o efeito pretendido for o contrário, ofereça uma banana pouco madura ou uma maçã.
8. As frutas são um excelente treino para o bebé aprender a mastigar no início da diversificação e podem ser comidas com as mãos.
As crianças com menos de 2 anos devem consumir 2 porções de fruta por dia (correspondendo a cerca de 100 a 150 g). Com 2-3 anos de idade devem passar a consumir 3-4 porções diárias (200 a 300 g).