Há alimentos que causam cólicas no bebé? As cólicas são um problema frequente no bebé e um motivo de preocupação para os pais que questionam muitas vezes quais os alimentos que podem estar a causar desconforto no seu bebé. Saiba tudo neste artigo.
Alimentos que causam cólicas no bebé
Que alimentos podem causar cólicas no bebé?
Esta é uma pergunta de difícil resposta, tendo em conta que cada bebé é um bebé e que não existe uma evidência geral para evitar determinados alimentos tendo em vista a prevenção das cólicas.
Assim, é necessário avaliar cada caso individualmente porque cada bebé pode reagir de forma diferente ao mesmo alimento.
Alimentos que causam cólicas no bebé durante a amamentação
Alimentação da mãe
Atualmente, não existe recomendação para que a mãe evite qualquer alimento de forma a prevenir as cólicas no bebé, mesmo os que costumam ser mais “sacrificados” como as couves ou as leguminosas, como o feijão, o grão e a fava.
Assim, se notar alguma relação entre o seu consumo de leguminosas ou hortaliças e as cólicas no seu bebé aconselhe-se com o seu médico ou nutricionista, e não os exclua até recomendação em contrário.
Alimentação do bebé
Ao contrário do que se verifica para a mãe, a forma como o bebé é amamentado pode ser o principal motivo para as cólicas.
O bebé não deve mamar com muita voracidade e velocidade, já que isto irá fazer com que ingira muito leite de uma só vez e também que engula muito ar, levando à cólica.
Da mesma forma, quer a posição do bebé enquanto mama, quer o estado da tetina (no caso de tomar biberão) devem ser avaliados pois podem estar a interferir no fluxo do leite e na quantidade de ar que o bebé engole.
Alimentos que causam cólicas no bebé durante a diversificação alimentar (a partir dos 4-6 meses)
Quando o bebé inicia a diversificação alimentar, é normal que note pequenas alterações ao nível digestivo, já a nova alimentação requer também uma digestão diferente (não é “apenas” leite).
As recomendações relativamente ao momento / ordem de introdução dos diferentes alimentos são pensadas de forma a minimizar desconfortos e problemas para o bebé (daí a introdução mais tardia das leguminosas, do leite de vaca ou até mesmo de certos peixes, como o salmão que por terem mais gordura podem causar maior desconforto gástrico).
- Como saber se o bebé está pronto a diversificação alimentar?
- Os primeiros alimentos do bebe: por onde começar?
- Quando iniciar os alimentos sólidos?
Ainda assim, alimentos como vegetais e cereais, por terem maior quantidade de fibra podem ser de digestão mais difícil. Posto isto, se notar que algum alimento, em particular, causa mais cólicas ao seu bebé, substitua-o por outro e na próxima consulta discuta o caso com o seu pediatra.